Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 8 de dezembro de 2012

Motociclistas respondem por 95% das lesões graves de ombro atendidas no HC

Em 10 anos, número de casos cresceu sete vezes
 
Um levantamento feito no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo mostra que o número de pacientes atendidos na unidade com lesão de plexo braquial — desligamento dos nervos que saem da coluna e vão para os braços — aumentou 600% nos últimos 10 anos. Em 2002, foram registrados 11 casos e, no ano passado, foram 78.
 
Segundo o ortopedista Dr. Marcelo Rosa de Rezende, esta é uma lesão extremamente complexa, com alto grau de sequelas, caracterizada pela perda de movimentos e sensibilidade do membro superior.
 
— Em muitos casos, associa-se a dor crônica de difícil tratamento. Muitas situações exigem a técnica de microcirurgia, para reconstruir o maior número de nervos lesionados. Estes pacientes têm sequelas importantes que comprometem as suas inserções no mercado de trabalho.
 
O estudo aponta ainda que 95% dos pacientes com lesão de plexo braquial atendidos na instituição são vítimas de acidentes motociclístico. A idade média deles caiu de 38 para 31 anos.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário