Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conheça sete doenças que podem atrapalhar suas férias e veja como preveni-las

A insolação é uma das mais comuns doenças de verão
As altas temperaturas do verão criam condições para algumas enfermidades
 
O calor do verão é esperado especialmente por quem está na praia, mas também é por causa dele que muitas doenças podem aparecer. Veja quais são as principais e como preveni-las:
 
Insolação: é uma das mais comuns doenças de verão. A longa exposição ao sol pode causar desidratação e queimaduras, além de sintomas como dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura elevada do corpo e queimaduras que podem ser de pele vermelha a bolhas. Evitar não é tão difícil. Basta não tomar sol entre as 10 e 15 horas e sempre usar filtro solar.
 
Micoses: no verão, transpiramos muito mais que nas outras estações e, consequentemente, temos um contato maior com a água. A pele úmida é um hotel cinco estrelas para microorganismos que normalmente são adquiridos em diversos locais como piscinas e praias. A doença inicia-se com uma irritação e coceira que causam vermelhidão no local, geralmente na virilha, pés e unhas. Ao perceber a micose, deve-se procurar um clinico geral ou dermatologista, pois esta é uma doença facilmente confundida com outras. A automedicação nunca é aconselhada.
 
Desidratação: entende-se por desidratação uma grande perda de líquidos e sais minerais do corpo. Uma pessoa perde em média 2,5 litros de água por dia, seja por suor, urina ou fezes. Com o alto calor do verão, estas eliminações são potencializadas e outras formas de evasão da água são criadas, como o vômito. Quando desidratado, o corpo apresenta sede, boca e olhos ressecados e urina desregulada. A saída é o repouso em lugares arejados e ingerir líquidos constantemente para que se mantenha hidratado.
 
Otite: as tubas auditivas também sofrem com o calor. Ao se refrescar no mar ou em piscinas, a água pode entrar e entupir o ouvido, o que pode predispor a inflamação e infecção nas orelhas ou otite. Por ser quente, escuro e úmido, as orelhas se inflamam com facilidade e infecções causadas por fungos podem ser freqüentes.
 
Conjuntivite: quem contrai a doença fica com os olhos avermelhados e lacrimejantes, além ter uma sensação estranha que os faz coçar muito. É uma doença comum do verão, pois normalmente é adquirida em piscinas não tratadas devidamente e praias impróprias para o banho. A conjuntivite é de facílima transmissão, por meio do contato manual. Por isso, quando contaminado, recomenda-se não se ter contato.
 
Intoxicação alimentar: durante as férias, principalmente as de verão, as pessoas estão acostumadas a comer em clubes, barraquinhas de praia e em outros lugares que não possuem o melhor da higiene no preparo e conservação dos alimentos. Os frutos do mar são os principais responsáveis pela intoxicação alimentar. Podem ser simples e curadas em apenas um dia com reidratação, mas também gravíssimas ao ponto da fatalidade quando existirem complicações associadas.
 
Brotoejas: brotoejas ou miliárias são as chamadas bolinhas de água que causam vermelhidão e coceira no rosto, pescoço, ombro, barriga ou peito em crianças e adultos durante o verão, Elas estão diretamente relacionadas com a atuação das glândulas sudoríparas, que são muito exigidas durante o verão por causa do excessivo calor e transpiração. A prevenção consta em evitar ambientes e banhos muito quentes.
 
Fonte: Médico Nei Marinho
 
Por Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário