Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pesquisa liga bebidas diet a maior risco de depressão

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere uma possível ligação entre o consumo de bebidas diet e a depressão.
 
O estudo, realizado com 250 mil pessoas, verificou que pessoas que consumiam quatro latas ou copos de refrigerantes ou sucos dietéticos por dia aumentavam o risco de depressão em até um terço.
 
O estudo também analisou o efeito do consumo diário de café e verificou que os consumidores contumazes da bebida tendem a sofrer menos de depressão. Segundo os pesquisadores, as pessoas que bebiam quatro copos de café por dia tiveram 10% menos chance de serem diagnosticados com depressão ao longo dos 10 anos do estudo do que aqueles que não bebiam café.
 
— Nosso estudo sugere que cortar ou reduzir o consumo de bebidas com adoçante ou trocá-las por café não adoçado pode reduzir naturalmente seu risco à depressão — afirma o coordenador da pesquisa, Honglei Chen, do Instituto Nacional de Saúde da Carolina do Norte.
 
Apresentada na reunião anual da Academia Americana de Neurologia, a pesquisa não indicou, no entanto, a causa dessa ligação. Os pesquisadores advertem ainda que os resultados se aplicam aos objetos do estudo — pessoas acima de 50 anos vivendo nos Estados Unidos —, mas podem não ser repetidos em outras amostras.
 
O resultado foi contestado pela Associação Dietética Britânica. Segundo a nutricionista Gaynor Russell, porta-voz da organização, ele não significa necessariamente que adoçantes provocam depressão.
 
— Para começar, as pessoas que sofrem de depressão podem se ligar mais à ideia de que suas bebidas adoçadas provocam o problema e então adicionar uma inclinação em seus relatos de consumo passado, especialmente porque os refrigerantes nos Estados Unidos são muito demonizados. Além disso, pode ser que o consumo de bebidas dietéticas esteja ligado à obesidade e ao diabetes, o que podem ser em si mesmos causas para a depressão — argumenta.
 
Russel defendeu ainda que os adoçantes não caloríficos têm um papel importante em dietas para as pessoas que tentam perder peso ou que têm diabetes, "e certamente não é recomendável que elas substituam suas bebidas dietéticas por mais café". Ela afirma que a segurança dos adoçantes, como o aspartame, já foi extensivamente estudada por pesquisadores e é certificada por agências reguladoras.
 
Fonte Blog do Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário