Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

EUA reduzem dose indicada de sonífero para mulheres

As doses de soníferos com o princípio ativo zolpidem (Stilnox) para mulheres devem ser cortadas pela metade, segundo uma nova recomendação da FDA (agência americana que regula remédios e alimentos).
 
Segundo a agência, estudos mostraram que esses remédios deixam as mulheres sonolentas de manhã, porque elas eliminam o medicamento de forma mais lenta que os homens. Isso aumenta o risco de acidentes de carro. A redução da dose visa reduzir os níveis do medicamento ainda em circulação pela manhã.
 
A dose indicada na bula hoje para adultos é de 10 mg. Segundo a FDA, mulheres devem tomar 5 mg. Quem usa o remédio deve consultar o médico antes de mudar a dose. Homens também podem debater com o médico a possibilidade de doses menores.
 
Relatos de efeitos colaterais após o uso de soníferos, como perda de memória, já circulam há anos, e alguns médicos dizem que a FDA demorou para agir.
 
A filial brasileira da Sanofi, fabricante do Stilnox, afirma não ter informações sobre a decisão da agência.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário