Foto: Fraunhofer IPA Dispositivo facilita precisão de procedimentos cirúrgicos |
Pesquisadores do Fraunhofer Institute, na Alemanha, desenvolveram um novo dispositivo capaz de facilitar a realização de procedimentos cirúrgicos.
Durante a operação, os cirurgiões têm de medir cada movimento. Até agora, eles só tinham o instinto e a experiência para ajudar. No entanto, em breve, um novo instrumento, projetado de forma que materiais cirúrgicos possam ser unidos a ele, vai tornar as cirurgias de precisão mais fáceis de serem feitas.
O aparelho, integrado a componentes eletrônicos, fornece feedback para o cirurgião durante o processo, aconselhando-o sobre o andamento da cirurgia.
Por exemplo, se ele aperta um parafuso, em seguida, os sensores medem a força aplicada. Uma vez que o momento ótimo de torção é atingido, LEDs relatam isso por meio de um sinal óptico. "Principalmente os cirurgiões jovens e menos experientes na prática cirúrgica que mais podem se beneficiar desta tecnologia", afirma o pesquisador Christof Giers.
A energia necessária é fornecida e armazenada através de um processo de carregamento indutivo ou um sistema de bobinas. "Uma bobina fica dentro do controle da mão, o outro está em uma pequena mesa. O cirurgião apenas tem de colocar o controle na mesa, e a bateria está carregada", explica Giers.
O instrumento pode ser esterilizado a 134 graus Celsius. Uma vez que os componentes eletrônicos são desligados no processo de esterilização, ele pode resistir a altas temperaturas sem danos. Antes, não existiam instrumentos cirúrgicos dentro de eletrônicos, o calor os tornava inoperantes.
Os investigadores ainda pretendem melhorar o dispositivo, com uma interface sem fios, de modo que os dados dos sensores possam ser transmitidos para um computador, permitindo assim que o processo cirúrgico seja documentado.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário