Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Estudo identifica gene do fígado que regula níveis de colesterol no sangue

O autor sênior do estudo, Sethupathy Praveen
Os resultados mostram um aumento de quase três vezes nos níveis de miR-27b no fígado de ratos em dieta rica em gordura
 
Pesquisadores identificaram um gene microRNA do fígado, miR-27b, que regula os níveis de lipídeos (gordura) no sangue. Este gene regulador controla vários genes envolvidos nos níveis anormais de colesterol (dislipidemia) que podem contribuir para as doenças cardíacas. Detalhes do estudo publicado na edição de fevereiro da revista Hepatology , descrevem uma nova abordagem " in silico" para identificar o significado de microRNAs na regulação da doença.

A equipe liderada por Kasey Vickers, da Vanderbilt University School of Medicine, realizou o seqüenciamento do RNA do fígado de ratos e detectou cerca de 150 microRNAs. Os resultados do estudo mostram um aumento de quase três vezes nos níveis de miR-27b no fígado de ratos em uma dieta com 42% de calorias provenientes de gordura. "Usando um modelo de rato de dislipidemia e aterosclerose, encontramos a miR-27b hepática e seus genes-alvo inversamente alterados, o que contribuiu para risco de doença cardiovascular."

O autor sênior do estudo, Sethupathy Praveen, da Universidade da Carolina do Norte, diz que os "microRNAs são usados para dar estabilidade à redes de genes, especialmente em face de mudanças no ambiente, como a dieta. Desta forma, eles representam promissores alvos terapêuticos para uma variedade de doenças metabólicas."

Em um editorial publicado na mesma edição da Hepatology, o pesquisador Carlos Fernández-Hernando, da New York University School of Medicine, confirma a importância dos microRNAs na regulação do colesterol e ácidos graxos. "Estes dados apresentados na pesquisa sugerem fortemente que o miR-27b regula o metabolismo lipídico, mas seu papel na regulação dos níveis de lipídios em outras células, como os macrófagos e neurônios, ainda não está claro," afirma.

Projeto Genoma Humano
Quando o Projeto Genoma Humano (HGP) foi concluído, em abril de 2003, o mundo tinha um mapa dos 3,2 bilhões de pares de bases de DNA. Um dos líderes HGP, Francis Collins, colaborador do estudo atual afirma que " o HGP é um livro de instruções básicas para a biologia humana. Outros estudos genômicos, como a investigação de microRNAs, usa o HGP como base para explicar como o genoma exerce as suas funções, ajudando a identificar os genes envolvidos no desenvolvimento das doenças."

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário