Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 17 de março de 2013

Máquina mantém fígado humano funcionando à temperatura corporal

Uma vez no dispositivo, órgão trabalha normalmente como faria dentro do corpo humano, recuperando a cor e produzindo bile
 
Cientistas do King's College Hospital, no Reino Unido, testaram, pela primeira vez, um dispositivo capaz de manter um fígado humano doado funcionando fora do corpo humano.
 
Até agora, o procedimento foi realizado em dois pacientes na lista de espera de transplante de fígado e ambos estão tendo uma recuperação excelente.
 
Os transplantes atuais dependem da preservação de órgãos doados colocando-os "no gelo", a fim de retardar seu metabolismo. Mas isso muitas vezes danifica os órgãos.
 
A nova tecnologia, desenvolvida na Universidade de Oxford, pode preservar um fígado funcionando fora do corpo por 24 horas. Um fígado humano doado ligado ao dispositivo tem sua temperatura aumentada para a temperatura corporal e células vermelhas do sangue oxigenadas são circuladas através de seus capilares. Uma vez na máquina, um fígado funciona normalmente como faria dentro de um corpo humano, recuperando a sua cor e produzindo bile.
 
Os resultados dos dois primeiros transplantes, realizados em fevereiro de 2013, sugere que o dispositivo pode ser útil para todos os pacientes que necessitam de transplantes de fígado.
 
Com base em dados pré-clínicos, o novo dispositivo também poderia permitir a preservação de fígados que seriam descartados como impróprios para o transplante, duplicando o número de órgãos disponíveis para transplante e prolongando o período máximo de preservação do órgão para até 24 horas.
 
"Estes primeiros casos clínicos confirmam que podemos preservar fígados humanos fora do corpo, mantê-los vivos e em funcionamento em nossa máquina e, em seguida, horas depois, com sucesso, transplantá-los para um paciente", afirma o professor Constantin Coussios.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário