Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 28 de abril de 2013

Gengivite

Sua gengiva está vermelha, inchada ou sensível? Saiba que esses sintomas são alguns dos indícios de que você pode estar com gengivite e já está mais do que na hora de visitar o dentista.
 
Para quem desconhece o problema, a inflamação na gengiva, responsável pela gengivite é causada por uma placa bacteriana que se forma nos dentes e na gengiva que quando não é removida da maneira correta pode se transformar em se toxinas que irritam a mucosa da gengiva.

O problema bucal merece atenção imediata, uma vez que a gengivite pode evoluir para uma periodontite e consequentemente causar danos permanentes aos dentes.
 
Um dos principais fatores apontados para o aparecimento da gengivite é a má escovação dental, sendo que a sua causa está diretamente ligada a placa bacteriana, película viscosa, bastante aderente que quando presas aos dentes produz toxinas que causam a gengivite.
 
Para quem não conhece muito bem os sinais mais comuns da gengivite são: gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação, sendo que nos casos de gengivite severa, o sangramento é espontâneo, podendo acontecer episódios de manchas no travesseiro ao acordar.

De acordo com o cirurgião dentista Paulo Lago, "após a inflamação aguda da gengiva, ocorrem em muitos casos a retração da gengiva, deixando-as com uma aparência alongada. Também pode ocasionar a formação de bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa", explica o especialista.
 
Se você acha que a sua gengiva está precisando de uma atenção especial, o dentista explica que o estágio inicial da doença que afeta a gengiva  ocorre quando o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos, pois os danos ainda podem ser revertidos.
 
Ainda de acordo com o médico, ele explica que a prevenção vem com o hábito da escovação diária (3 vezes ao dia), passando sempre fio dental, usando enxaguante bucal e creme dental.
 
Entretanto, caso a sua gengiva já estiver inflamada, lembre-se que se não tratada, a gengivite pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes, mandíbula e maxilar, sendo que os prejuízos não ficam somente restritos às gengivas, os ossos que revestem a raiz dental, também são afetados, uma vez que há um quadro de reabsorção óssea e mobilidade dos dentes. Lago afirma que para alguns problemas o tratamento é possível com uma limpeza profissional pelo dentista removendo a placa e tártaro.
 
Fonte Cyberdiet

Nenhum comentário:

Postar um comentário