Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 28 de abril de 2013

Quando devo extrair o dente do siso?

O dente do siso na maioria das vezes atrapalha a arcada dentária, por isso os dentistas recomendam extrair o dente ainda na adolescência
 
Popularmente conhecido como dente do juízo, o dente do siso é em sequência o terceiro molar e está localizado nas extremidades da nossa arcada dentária, diz-se dente do juízo, pois o siso nasce por volta dos 16 anos, idade em que os jovens estão deixando a adolescência e entrada para a vida adulta.
 
Embora muita gente só procure o dentista depois do nascimento do siso, os dentistas normalmente recomendam extrair o dente do siso, pois pela falta de espaço e higienização inadequada, muitas vezes manter o dente do siso pode ser sinal encrenca.
 
Dente do siso função
Normalmente os dentes do siso são os últimos dentes de cada lado do maxilar a nascer, por ser um molar teria a função de ajudar a triturar os alimentos, porém os dentes do siso hoje já não são tão importantes como antigamente, em que a espécie humana necessitava de muita força nos dentes para rasgar e triturar os alimentos que eram consumidos in-natura, atualmente os alimentos já vem processados e optamos sempre por alimentos mais macios, por tudo isso o siso perdeu sua utilidade e mantê-lo em muitos casos pode comprometer a saúde bucal, por isso a extrair o siso é uma orientação cada vez mais recomendada pelos dentistas.
 
Dente do siso quando tirar
Por ter um tamanho incompatível em relação aos outros dentes, muitas vezes o dente do siso atrapalha a arcada dentária e por falta de espaço podem nascer mal posicionados ou com algum desvio, por isso extrair é sempre a melhor opção. Como se localizam numa região de difícil acesso, a higienização nem sempre é bem feita, tornando-se propício para o surgimento de bactérias, além de muitas vezes não nascerem por completo ficando encoberto pela gengiva, o que pode causar infecções gravíssimas. Com tudo isso e até mesmo por prevenção a complicações futuras se recomenda extrair o dente do siso entre os 15 aos 18 anos, antes dele irromper por completo, pois nessa faixa etária a raiz ainda não está completamente formada e o osso é mais maleável, quanto mais tarde se extrair o dente do siso, mais doloroso será o processo de recuperação.
 
O ideal é consultar o dentista regularmente para que se possa fazer um monitoramento do dente do siso, avaliando o melhor momento para se extrair o dente. Dependendo da posição do siso é possível extrair até dois dentes por vez, sempre do mesmo lado para que o paciente possa se alimentar relativamente bem.
 
Extração dente do siso cuidados
A recuperação após extrair o dente do siso em adolescentes é muito mais rápida do que uma pessoa adulta, o procedimento é relativamente fácil e quase não há registros de complicação desde que se tomem os devidos cuidados após a extração. A recuperação em alguns casos pode ser mais dolorosa, pois extrair o siso provoca um leve inchaço, devido à força exercida no local, durante o pós-operatório recomenda-se tomar sorvete que ajuda a diminuir o inchaço e também sangramentos ou fazer compressas de gelo, a alimentação é feita com alimentos pastosos e nas primeiras 24 horas não se deve fazer ingestão de nada quente, pode ser prescrito pelo dentista anti-inflamatório ou antibiótico e recomenda-se repouso, os pontos normalmente são removidos em 07 dias.
 
Antes de extrair o dente do siso é importante um acompanhamento para se certificar que sua extração não afetará a mastigação, por isso visite regularmente o dentista para um acompanhamento mais preciso.
 
Fonte mundomulheres.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário