Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 26 de maio de 2013

Atendimento itinerante tenta suprir deficiências na saúde do Rio

Rio de Janeiro – Moradores do Rio que tenham dificuldades de acesso aos serviços das unidades de saúde da prefeitura vão poder contar com atendimento médico de quatro diferentes especialidades, neste sábado (25) e domingo (26), por meio de atendimento em ônibus itinerante.
 
A iniciativa da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, visa prestar atendimento à população carente dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e encaminhar as pessoas com casos graves para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto Qualimóvel oferece serviços de oftalmologia, odontologia, massoterapia e clínica geral. Neste sábado (25), o veículo esteve em Oswaldo Cruz, na zona norte da cidade e, hoje (26), no Conjunto Merck, na Taquara, em Jacarepaguá, na zona oeste.
 
A partir das 9h foram distribuídas 468 senhas, sendo 110 para oftamologia, 55 para clínica geral, 50 para odontologia, 200 para tratamento dentário e 53 para massoterapia. O atendimento encerra-se às 16h. O paciente atendido pelo oftamologista,  e que precisou de óculos, recebeu um modelo novo, feito na hora, com lentes bifocais.
 
Segundo a secretária do SESQV, Cristiane Brasil, o Qualimóvel tem por objetivo obter resultados positivos dos pacientes: em muitos casos são diagnosticados problemas como refração, catarata, glaucoma, retinopatia diabética, diagnóstico precoce de patologias cirúrgicas que levam a cegueira.
 
"Considerando a desigualdade social e a situação de fragilidade dos idosos, o ônibus itinerante traz benefícios à população acima de 40 anos de idade já no atendimento primário, promovendo melhor qualidade de vida, saúde e inclusão social", disse a secretária.
 
Os pacientes que tiveram acesso ao dentista se submeteram aos serviços de escovódromo, aplicação de flúor, limpeza de tártaro e pequenas restaurações.
 
Sobre as funcionalidades do serviço, a secretária Cristiane Brasil considera a prestação de serviço uma forma de melhorar a autoestima do idoso. Do contrário, o idoso entra em um processo de sedentarismo.
 
"Nós trabalhamos com idoso e sabemos que uma das principais causas da perda da autoestima é a cegueira. Então, em prol do melhoramento temos diversos projetos, como exemplo, as 140 academias, em praças públicas, distribuídas em diferentes áreas do Rio, comentou.
 
Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário