Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 26 de maio de 2013

Consumo regular de café reduz risco de desenvolver doença do fígado

Consumo regular de café está associado a um risco reduzido de colangite esclerosante primária
Consumo regular de café está associado a um risco
reduzido de colangite esclerosante primária
Pesquisa sugere que bebida diminui incidência de doença hepática autoimune, que pode causar cirrose e câncer nas vias biliares
 
O consumo regular de café está associado a um risco reduzido de colangite esclerosante primária (PSC), doença hepática autoimune, de acordo com estudo realizado na Clínica Mayo, nos EUA.
 
PSC é uma doença inflamatória das vias biliares, que resulta em inflamação e subsequente fibrose que pode levar a cirrose do fígado, insuficiência hepática e câncer das vias biliares.
 
"Apesar de rara, PSC tem efeitos extremamente negativos. Nós estamos sempre procurando maneiras de diminuir o risco e demonstramos pela primeira vez um fator ambiental novo que também pode nos ajudar a determinar a causa desta e de outras doenças autoimunes devastadoras", afirma o autor do estudo Craig Lammert, gastroenterologista da Clínica Mayo.
 
O estudo analisou um grupo grande de pacientes dos EUA com PSC e cirrose biliar primária (PBC) e um grupo de pacientes saudáveis.
 
Os dados mostraram que o consumo de café foi associado a um risco reduzido de PSC, mas não PBC.

Pacientes com PSC eram muito mais propensos a não consumir café do que pacientes saudáveis . Os pacientes com PSC também passaram quase 20% menos do seu tempo regularmente bebendo café do que o grupo controle.
 
"O estudo sugere que PSC e PBC diferem mais do que se pensava inicialmente. No futuro, podemos olhar para o que esta descoberta nos diz sobre as causas destas doenças e como melhor tratá-las", afirma o autor sênior da pesquisa Konstantinos Lazaridis.
 
Os resultados foram apresentados na Digestive Disease Week 2013, em Orlando, na Flórida.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário