Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 26 de maio de 2013

Refrigerante zero é armadilha para dieta

Não é só porque a bebida é zero que é saudável. Os refrigerantes que alardeiam saúde em suas propagandas podem não ser a melhor opção para quem está de dieta.

Isso porque além de você cortar as calorias também acaba cortando nutrientes importantes para quem quer perder peso da maneira correta, entre eles, carboidratos, fibras e vitaminas.
 
O que estas bebidas têm em excesso é sódio. Por exemplo, um copo de refrigerante zero (240 ml) tem 33,6 mg de sódio, sendo que o consumo médio diário de uma pessoa deve ficar em 500 mg.
 
Estudos apontam que o consumo elevado de sódio na dieta está correlacionado à hipertensão arterial. A doença no Brasil atinge entre 15 e 20% da população adulta, com mais de 18 anos, e aproximadamente metade da população idosa.

Outros malefícios da ingestão em excesso do sódio são cefaléia, distúrbios fisiológicos, delírio, parada respiratória, hipertensão, eritema da pele (em casos mais extremos).
 
Estes efeitos ocorrem devido ao mau funcionamento de algumas funções básicas de nosso corpo que o sal é responsável como: regulação osmótica do sangue, equilíbrio de água no corpo, equilíbrio ácido-base, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco.
 
No entanto o sódio, de qualquer forma, é necessário ao organismo e deve fazer parte de nossa dieta. Mas em quantidades módicas. Sua falta no corpo pode causar letargia, fraqueza e até mesmo convulsões.
 
Mas isso não quer dizer que o refrigerante ‘normal’ seja mais recomendado. Ele é muito calórico. Para se ter uma idéia uma porção de 240 ml de refrigerante comum contém cerca de 140 calorias, enquanto a mesma quantidade de suco de laranja tem apenas 79 calorias.
 
Por estes fatores, é recomendado que se faça uma troca dessas bebidas por um suco natural ou fruta. Já que estas são conhecidas pela qualidade nutricional, possuem grande quantidade de vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. Sendo assim, consumi-las é fundamental para uma alimentação saudável.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário