Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Consumo combinado de tomate e soja previne câncer de próstata

Consumo de tomate pode ajudar na prevenção contra o câncerEstudo mostra que interação entre substâncias do tomate e da soja impediu surgimento da doença em metade dos ratos testados
 
Tomates e alimentos à base de soja podem ser mais eficazes na prevenção do câncer de próstata quando ingeridos em combinação do que quando comidos sozinhos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA.
 
"Em nosso estudo, foram utilizados ratos geneticamente modificados para desenvolver uma forma agressiva de câncer de próstata. Mesmo assim, metade dos animais que haviam consumido tomate e soja não tinha lesões cancerosas na próstata ao final do estudo. Todos os ratos no grupo controle, sem soja e tomate, desenvolveram a doença", afirma John Erdman.
 
Durante as semanas 4 a 18 de idade, os animais foram alimentados com uma de quatro dietas: (1) de 10% de tomate em pó; (2) 2% de gérmen de soja; (3) tomate em pó mais gérmen de soja; e (4) grupo controle que não comeu nem tomate, nem soja.
 
"A ingestão de tomate, de soja e a combinação entre os dois reduziu significativamente a incidência do câncer de próstata. Mas a combinação alcançou os melhores resultados. Apenas 45% dos ratos alimentados com ambos os produtos desenvolveram a doença, em comparação com 61% no grupo de tomate e 66% no grupo da soja", observa Erdman.
 
O câncer de próstata é o câncer mais frequentemente diagnosticado em homens, mas a doença tem uma taxa de sobrevivência de cerca de 100% se for detectada precocemente. Em homens mais velhos, muitas vezes é um câncer de crescimento lento, e esses homens muitas vezes escolhem tratamentos cirúrgicos ou com radiação que têm efeitos colaterais indesejáveis.
 
Os níveis séricos de isoflavonas de soja e de câncer de próstata nos ratos são semelhantes aos encontrados em homens asiáticos que consomem uma a duas porções diárias de soja. Em países onde a soja é consumida regularmente, o câncer de próstata ocorre em níveis significativamente mais baixos, segundo os pesquisadores.
 
Os resultados do estudo com camundongos sugerem que de três a quatro porções de produtos de tomate por semana e 1 a 2 porções de alimentos de soja por dia podem proteger contra o câncer de próstata.
 
De acordo com os cientistas, estes resultados reforçam a recomendação de que todos nós devemos comer uma grande variedade de frutas e verduras. "É melhor comer um tomate inteiro do que tomar um suplemento de licopeno. É melhor beber leite de soja do que tomar as isoflavonas da soja. Quando você come alimentos integrais, você se expõe a todos os componentes bioativos nesses alimentos que combatem o câncer", afirma Erdman.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário