Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Exposição aos raios ultravioletas pode reduzir a pressão arterial

Exposição à luz solar melhora a saúde geral, porque os benefícios
da redução da pressão arterial superam em muito o risco
de desenvolver câncer de pele
Pesquisa mostra que radiação UV em contato com a pele libera óxido nítrico nos vasos sanguíneos que ajuda a baixar a pressão´
 
A exposição da pele à luz solar pode ajudar a reduzir a pressão arterial, reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, de acordo com estudo de pesquisadores da University of Edinburgh, no Reino Unido.
 
A pesquisa mostrou que quando a nossa pele é exposta aos raios do sol, um composto é liberado nos vasos sanguíneos que ajuda a baixar a pressão arterial.
 
Os resultados sugerem que a exposição à luz solar melhora a saúde geral, porque os benefícios da redução da pressão arterial superam em muito o risco de desenvolver câncer de pele.
 
A produção deste composto para redução da pressão, chamado óxido nítrico, é separada da fabricação de vitamina D pelo corpo, que aumenta após a exposição à luz do sol.
 
Até agora se pensava que apenas esse aumento no nível de vitamina D explicasse o benefício do sol para a saúde humana, de acordo com os cientistas.
 
Os pesquisadores estudaram a pressão arterial de 24 voluntários que se sentaram sob lâmpadas de bronzeamento por duas sessões de 20 minutos cada.
 
Em uma sessão, os voluntários foram expostos a ambos os raios ultravioletas (UV) e o calor das lâmpadas. No outro lado, os raios UV foram bloqueados de forma que apenas o calor das lâmpadas afetou a pele.
 
Os resultados mostraram que a pressão sanguínea diminuiu significativamente durante uma hora após a exposição a raios UV, mas não depois de somente sessões com exposição às lâmpadas.
 
Segundo os pesquisadores, isso mostra que são os raios UV do sol que causam benefícios na saúde. Os níveis de vitamina D dos voluntários permaneceram inalterados em ambas as sessões.
 
"Nós suspeitamos que os benefícios da luz do sol para a saúde do coração superam o risco de câncer de pele. O trabalho que fizemos fornece um mecanismo que pode explicar isso, e também explica por que os suplementos dietéticos de vitamina D por si só não serão capazes de compensar a falta de luz solar. Nós agora planejamos examinar os riscos relativos de doenças cardíacas e câncer de pele em pessoas que receberam diferentes quantidades de exposição ao sol. Se isso confirmar que a luz solar reduz a taxa de mortalidade por todas as causas, teremos de repensar o nosso conselho de exposição ao sol", afirma o pesquisador Richard Weller.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário