Foto: UMinho Stanislav Ferdov, do Centro de Física da Universidade do Minho, criou um material microporoso com íons de zinco |
Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um novo material anticancerígeno que suprime seletivamente certos tipos de câncer, sem causar efeitos negativos para as células saudáveis.
O material microporoso com íons de zinco (Zn-ETS-4) abre um novo campo na luta contra o câncer.
A pesquisa incluiu investigadores da Universidade do Minho, da Academia Búlgara de Ciências, do Centro Nacional de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Bulgária) e do CICECO da Universidade de Aveiro (Portugal).
"Na presença de quantidades muito pequenas do novo material, conseguimos a supressão seletiva de até 95% de um tipo de célula humana cancerígena ou ' imortal' (HeLa) e de uma célula que pode causar cirrose em humanos (HepG2)", explica o líder do projeto Stanislav Ferdov, da UMinho.
O trabalho mostra como uma combinação de materiais porosos e íons de metal podem ser usados para preparar novos medicamentos na luta contra vários tipos de câncer.
A equipe espera que, aprofundando esta investigação, eles possam aumentar os genótipos de câncer que podem ser inibidos seletivamente e com eficácia.
O potencial deste método é, precisamente, poder testar in vivo e ' in vitro' um grande número de materiais microporosos com vários íons metálicos.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário