Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 9 de junho de 2013

Material suprime células do câncer sem causar efeitos colaterais

Stanislav Ferdov, do Centro de Física da Universidade do Minho, criou um material microporoso com iões de zinco
Foto: UMinho
Stanislav Ferdov, do Centro de Física da Universidade do Minho,
criou um material microporoso com íons de zinco
Produto microporoso com íons de zinco criado abre um novo campo na luta contra vários tipos de câncer
 
Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um novo material anticancerígeno que suprime seletivamente certos tipos de câncer, sem causar efeitos negativos para as células saudáveis.
 
O material microporoso com íons de zinco (Zn-ETS-4) abre um novo campo na luta contra o câncer.
 
A pesquisa incluiu investigadores da Universidade do Minho, da Academia Búlgara de Ciências, do Centro Nacional de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Bulgária) e do CICECO da Universidade de Aveiro (Portugal).
 
 
"Na presença de quantidades muito pequenas do novo material, conseguimos a supressão seletiva de até 95% de um tipo de célula humana cancerígena ou ' imortal' (HeLa) e de uma célula que pode causar cirrose em humanos (HepG2)", explica o líder do projeto Stanislav Ferdov, da UMinho.
 
O trabalho mostra como uma combinação de materiais porosos e íons de metal podem ser usados para preparar novos medicamentos na luta contra vários tipos de câncer.
 
A equipe espera que, aprofundando esta investigação, eles possam aumentar os genótipos de câncer que podem ser inibidos seletivamente e com eficácia.
 
O potencial deste método é, precisamente, poder testar in vivo e ' in vitro' um grande número de materiais microporosos com vários íons metálicos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário