Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 9 de junho de 2013

Sacolas plásticas ajudam a manter prematuros aquecidos

Com a pele sensível, o bebê prematuro tende a perder
calor rapidamente
Novo estudo sugere forma barata e eficiente de manter a temperatura de prematuros em países pobres ou locais com poucos recursos médicos
 
Alguns recém-nascidos muito prematuros são envolvidos em filme plástico esterilizado nos Estados Unidos como forma de evitar uma redução perigosa de temperatura de seus corpos. Um estudo sobre recém-nascidos da Zâmbia agora sugere que essa técnica pode ser reproduzida de forma barata e eficiente nos países pobres com o uso de sacolas plásticas comuns.
 
"São sacolas normais, parecidas com as de supermercado", afirmou o Dr. Waldemar A. Carloum, um dos autores do estudo e médico neonatal da Universidade do Alabama, em Birmingham. "Nós as compramos por apenas 2 centavos de dólar cada. Isso é o melhor de tudo".
 
A pele do recém-nascido prematuro é muito fina e a água evapora rapidamente, o que pode resultar em perda de calor potencialmente mortal, principalmente em países pobres nos quais o aquecimento das alas neonatais pode não funcionar de forma estável.
 
No hospital de Lusaka, na Zâmbia, onde o estudo foi realizado, a temperatura média das alas de parto era de 26,5 °C, afirmou Carlo, mas oscilava quando os aquecedores eram movimentados e as janelas abertas.
 
Os recém-nascidos eram colocados junto ao peito da mãe logo após o nascimento na posição típica do método canguru – que consiste no contato pele contra pele entre mãe e bebê. O método canguru, porém, nem sempre é suficiente para aquecer uma criança. Além disso, em situações nas quais o recém-nascido precisava ser separado da mãe— para ser pesado ou observado, e também quando a mãe dormia ou precisava ser medicada— a sacola plástica, dentro da qual eles eram colocados antes de serem envolvidos em um cobertor, foi mais eficiente em mantê-los aquecidos do que apenas o cobertor.
 
No estudo, publicado no periódico Pediatrics, não ocorreram incidentes de superaquecimento ou erupções de pele pelo contato com a sacola.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário