Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 22 de junho de 2013

Ser voluntário faz bem ao coração, aponta pesquisa

Estudo mostra que ajudar ao próximo pode diminuir a pressão arterial e trazer benefícios para a saúde
 
Pesquisadores da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, descobriram que existe uma relação entre o voluntariado e a diminuição da pressão arterial, que é uma das principais causas de ataques cardíacos, infartos e outros problemas do coração.
 
“Participar de atividades voluntárias pode oferecer aos adultos experiências sociais que não acontecem em outro contexto. Há um forte evidência de que ter bons contatos sociais promove um envelhecimento saudável e reduz o risco de eventuais problemas de saúde”, explica Rodlescia Sneed, doutoranda do departamento Dietrich College of Humanities and Social Sciences da universidade.
 
O estudo
publicado no periódico Psychology and Aging e divulgado no Huffington Post – contou com a participação de 1.164 adultos com idade entre 51 e 91 anos. Todos os participantes apresentaram pressão arterial normal em 2006, data de início do estudo em que foi realizada a primeira entrevista com os candidatos acerca do voluntariado. Em 2010, uma nova enquete foi realizada e a pressão de todos os participantes foi medida novamente.
 
Os pesquisadores notaram que, ao final do estudo, os adultos que passaram pelo menos 200 horas trabalhando como voluntários tinham 40% menos chances de sofrer com a pressão alta em comparação com aqueles que não se envolveram com o voluntariado. Outro dado interessante é que não foi possível identificar um tipo específico de trabalho voluntário que alterasse mais significativamente a pressão arterial.
 
“Nossas conclusões sugerem que o voluntariado pode ser uma maneira efetiva e livre de intervenções farmacológicas para diminuir os riscos de hipertensão. Os próximos estudos devem ser mais precisos e explorar possíveis mecanismos biológicos e psicológicos que relacionem o voluntariado à hipertensão [...]”, declararam os pesquisadores no estudo.
 
De acordo com o site, um estudo anterior publicado no JAMA Pediatrics mostrou que o voluntariado está ligado a menores índices de inflamações, colesterol e massa corporal em adolescentes, provando que não são apenas os adultos que podem aproveitar as vantagens de fazer bem ao próximo.
 
Fonte todaela.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário