Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 22 de junho de 2013

Chás para se aquecer no inverno

Além de espantar o frio, as ervas auxiliam na dieta e trazem muitos benefícios para o organismo
 
O inverno chegou, as temperaturas se aproximaram da marca do zero e os casacos esquecidos estão passeando por aí. Cada um procura sua maneira de se aquecer – alguns investem em um par de meia a mais, outros não abrem mão do aquecedor, seja no quarto, no escritório ou na sala e, tem ainda aqueles que abusam das bebidas quentes para manter todo o corpo aquecido.
 
O inverno também é o momento em que relaxamos com a nossa saúde, dando espaço para a preguiça. O resultado nós vemos apenas no verão, quando aquela calça não entra mais ou o vestido que nos servia direitinho começa a marcar aqui e ali. Por isso, o mais importante no inverno é não descuidar dos exercícios e da alimentação.
 
Para atender as duas necessidades – nos manter aquecidos e cuidar da boa forma – os chás são uma ótima opção. Práticos de serem preparados, as ervas nos proporcionam uma grande variedade de opções que mesmo os que não gostam da bebida acabam se agradando de algum tipo. Não tem como resistir: o aroma e o sabor que as ervas e flores liberam na infusão são incomparáveis.
 
Então, conheça um pouco mais sobre as propriedades dos chás e tenha um inverno mais quentinho.
 
Entendendo os benefícios dos chás
Por muito tempo, não se sabia ao certo se as ervas eram realmente capazes de gerar mudanças no organismo como a queima de gorduras ou a eliminação de líquidos. Anos e anos de estudos provaram que elas realmente são muito eficientes e trazem mais benefícios do que se imaginava.
 
Entre as benfeitorias que os chás podem fazer no seu corpo, as principais são as funções diuréticas, digestivas, desintoxicantes, calmantes e emagrecedoras. De acordo com cada função, as ervas podem auxiliar você a chegar ao resultado desejado.
 
Mas é fundamental lembrar que os chás não farão milagres, a ingestão deve ser combinada com a prática de esportes e uma dieta alimentar equilibrada. Por isso, ingira os chás de maneira consciente – o consumo excessivo pode ter efeitos adversos, podendo chegar, inclusive, à intoxicação.
 
 
Chás diuréticos
As ervas que possuem a função diurética vão combater a retenção de líquidos no organismo. Por consequência, você se sentirá menos inchada. É importante lembrar que uma das maneiras que o organismo tem para eliminar líquidos é através da urina, portanto, ao consumir essas ervas, suas idas ao banheiro serão mais frequentes.
 
Aposte nos chás de dente-de-leão, cavalinha e cabelo-de-milho.
 
Chás digestivos
Têm como principal objetivo facilitar todo o processo de digestão. Essas ervas evitam o desconforto depois das refeições, auxiliam no funcionamento do intestino e ajudam aqueles que sofrem com prisões de ventre regulares. Ingira um pouco antes das refeições para poder sentir os efeitos.
 
Aposte nos chás de hibisco, boldo e capim-limão.
 
Chás desintoxicantes
As toxinas atrapalham o bom funcionamento do organismo, pois desequilibram as funções das células. Quando o organismo não está trabalhando direito, você pode acabar engordando. É recomendada a ingestão de três copos por dia – meia hora antes do café da manhã, almoço e jantar.
Aposte nos chás de alfafa, salsaparrilha e chá verde.
 
Chás calmantes
Muitas pessoas engordam por causa da ansiedade. O nervosismo faz com que elas ingiram alimentos, mesmo quando não estão sentindo fome. Por isso, beber chás com efeito calmante pode refletir de maneira eficaz na dieta.
 
Aposte nos chás de anis, camomila e melissa.
 
Chás emagrecedores
Para emagrecer é preciso queimar gorduras. Assim, essas ervas são responsáveis por acelerar o metabolismo e promover a quebra das moléculas de lipídios – facilitando a perda das gorduras. Mas atenção: é preciso controlar muito bem o consumo desses chás, pois eles podem ter efeito laxativo.
 
Aposte nos chás de carqueja, cavalinha e chá branco.
 
Os chás podem ser feitos com uma ou mais ervas – isso permite que você combine o efeito de mais de uma delas na mesma infusão. Fique com algumas receitinhas de chás infalíveis que podem ser grandes aliados da sua dieta.
 
- Para desinchar: carqueja + centelha + cavalinha
 
- Para eliminar toxinas: chá verde + boldo + cavalinha
 
- Para queimar gorduras: dente-de-leão + chá verde + hibisco
 
- Para eliminar o excesso de líquidos: dente-de-leão + centelha + alfafa
 
Fonte todadela.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário