Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de julho de 2013

Combos de fast food são bombas de gordura, açúcar e sódio, diz Proteste

PA
Combos de fast food são bombas de gordura e sódio, diz Proteste
Associação de Consumidores avaliou 14 combos de cinco lanchonetes
 
A Proteste Associação de Consumidores avaliou 14 combos de cinco lanchonetes de fast-food, sendo quatro infantis (cheeseburger, batata frita e bebida pequenos) e dez adultos (sanduíche, batata frita e bebida médios), e constatou: todos são verdadeiras bombas de gordura, sódio e açúcar, que contribuem para o aumento de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e hipertensão.
 
Dos combos adultos, o Whopper Duplo com Queijo, do Burger King, liderou em quantidade de calorias (1.278 kcal), seguido pelo Chicken Crisp, da mesma rede (1.115 kcal). Entre os infantis, o Club BK, também do Burger King, é o mais calórico (736 kcal).
 
Todos os lanches apresentaram níveis ruins de gordura total e saturada, sendo o Whopper Duplo com Queijo o que contém a maior quantidade dos dois. O Trio Croc, do Giraffas, contém o maior teor de gordura total, 16,6%. Ou seja, em uma única refeição deste combo, consome-se mais que o máximo recomendado de gorduras totais diárias para um adulto.
 
Entre os lanches infantis, o McLanche Feliz contém quantidade elevada de gordura saturada, chegando a 43% dos valores diários de referência para este nutriente.
 
Os níveis de gordura trans, a mais nociva para o organismo, foram considerados bons – com exceção do lanche Double Cheddar, do Habib’s, onde foi encontrado 0,91 g.
 
Os níveis de sódio também são preocupantes. Apenas cinco combos apresentaram níveis aceitáveis do nutriente – três infantis e dois adultos. O MegaClone, do Giraffas, é o lanche que contém mais sal (2,1 g), ultrapassando a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de consumo, que é de 2 g por dia. Entre os infantis, o GiraLanche, também do Giraffas, contém o teor mais elevado de sódio.
 
A quantidade de açúcar nas bebidas também está acima dos aceitáveis para o consumo (6,3%). Os refrigerantes do MCDonald’s e Giraffas apresentaram 10% de açúcar e os do Bob’s, 7,3%.
 
Na comparação com teste realizado pela Proteste em 2009, os níveis de gordura saturada e trans diminuíram em até 11%. Contudo, os índices de gorduras totais aumentaram — de 29 g para 42 g nos combos adultos e de 19 para 24 g nos infantis. A quantidade de calorias também subiu em 8%. E o açúcar nos refrigerantes diminuiu nos combos adultos, entretanto, aumentou nos infantis.
 
Por isso, a Proteste alerta que o consumo destes alimentos deve ser feito com moderação, especialmente por crianças e adolescentes.
 
Os combos infantis testados foram: McLanche Feliz (McDonald’s), GiraLanche (Giraffas), Tri Kids (Bob’s) e Club BK (Burger King). E os combos adultos foram: Chicken Salad e Double Cheddar (Habib’s), McChicken e Big Mac (McDonald’s), Trio Croc e Megaclone (Giraffas), Big Bob e Bob’s Crispy (Bob’s), Whopper Duplo com Queijo e Chicken Crisp (Burger King). 

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário