Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 28 de julho de 2013

Especialistas ensinam como prevenir as doenças respiratórias típicas do inverno

As viroses respiratórias se propagam mais nesse período porque
 as pessoas ficam em lugares fechados, sem ventilação
Queda brusca de temperatura é a situação propícia para crises de asma e rinite
 
A baixa temperatura é a responsável pelo aumento de casos de gripes e resfriados. Segundo a pneumologista e clínica geral Andrea Sette, do Hospital e Maternidade São Luiz, as viroses respiratórias se propagam mais nesse período porque as pessoas ficam em lugares fechados, sem ventilação.

— É importante que as pessoas fiquem em lugares mais ventilados para diminuir as chances de contrair gripes e resfriados, além de se manter hidratadas, pois a ingestão de líquidos facilita o tratamento desse tipo doença.
 
A vacina contra a gripe é fundamental para a prevenção da doença e de suas complicações. Lembrando que a vacina só é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas alérgicas ao ovo.
 
A rede pública só fornece a imunização gratuitamente para o grupo de risco, mas qualquer pessoa pode tomá-la na rede privada por cerca de R$ 80,00.
 
Outra maneira de afastar o vírus influenza é lavar bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia. Carregar álcool em gel na bolsa e higienizar as mãos, inclusive de crianças, sempre que necessário, também atua como um método simples de prevenção.
 
O pneumologista Jairo Sponholz Araujo, presidente da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), alerta que o uso indiscriminado do aquecedor no inverno pode prejudicar a saúde.

— Alguns aquecedores diminuem a umidade do ambiente causando o ressecamento das vias aéreas e, consequentemente, podendo desencadear sangramento do nariz, tosse, garganta irritada, olho seco e crises alérgicas. Além disso, o aparelho também pode agravar doenças respiratórias já existentes, como asma, rinite, sinusite e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
 
Existe um tipo específico de pneumonia que pode ser causado pela má conservação do ar condicionado. Por isso, é importante manter a higienização do equipamento em dia.
 
O vírus da gripe vive mais em ambientes secos, por isso beba bastante água, sucos e chás para manter o organismo sempre hidratado. Consumir frutas, verduras, peixes e cereais integrais ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Crianças e idosos estão mais propensos a contrair as doenças típicas do inverno, por isso a atenção deve ser redobrada.
 
Fumantes têm mais chances de desenvolver pneumonia e a única forma de prevenir a doença é o abandono completo do vício.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário