Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Idosa é internada em UTI após cair de maca em hospital do RS, diz família

Idosa foi internada na UTI de hospital após cair de maca (Foto: Reprodução/RBS TV)
Idosa foi internada na UTI de hospital após cair de maca
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Mulher de 82 anos tem problemas cardíacos e aguardava por atendimento. Idosa bateu com a cabeça após a queda e precisou ser operada
 
Uma idosa está internada na UTI do hospital de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, depois de cair de uma maca e sofrer ferimentos na cabeça. Adolpha Maria de Oliveira, de 82 anos, tem problemas cardíacos e aguardava por atendimento na instituição no momento da queda, como mostrou a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo ao lado).
 
Noite do último domingo (21), dona Adolpha passou mal e foi levada por parentes até um posto de saúde, onde foi diagnosticado o problema cardíaco. Na tarde de segunda-feira (22), a mulher foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Lá, ela sofreu o acidente e precisou ser operada.
 
A idosa estaria sozinha, sem médicos ou enfermeiros por perto, quando caiu e sofreu um grave ferimento na cabeça. “O médico disse que entrou na sala e ela estava sozinha. Ela estava no chão, cheia de sangue, a orelha dela toda retalhada e cortou a cabeça também”, disse a filha de Adolpha, Solange Beatriz de Oliveira.
 
Além do fato de a mãe estar sozinha, Solange critica o tipo de maca utilizada para acomodar a idosa. “É uma maca que não podia estar ali, não tinha proteção nos lados”, afirma. Dona Adolpha precisou levar pontos na orelha e um coágulo se formou em sua cabeça. Por causa dos ferimentos, ela passou por uma cirurgia na segunda-feira e se recupera na UTI.
 
O médico que prestou o primeiro atendimento à idosa após a queda teria gravado um vídeo, mas não foi encontrado pela reportagem. Em nota, o hospital Municipal de Novo Hamburgo confirmou que a paciente caiu da maca enquanto aguardava atendimento e que uma sindicância será aberta para apurar o caso. A assessoria de imprensa do hospital ressaltou ainda que o risco de queda de pacientes é comum em hospitais, principalmente entre os idosos.
 
A família de Adolpha registrou ocorrência na delegacia após o incidente. Solange teme pela saúde da mãe. “Ela pode vir a morrer por causa da pancada na cabeça, sendo que ela veio para cá para ser tratada do coração. Já podia estar até em casa em tratamento”, indigna-se.
 
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário