Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 7 de julho de 2013

OMS forma comitê de emergência para preparar o mundo contra o MERS

Imagem do Middle East Respiratory Syndrome (MERS), conhecido como Coronavírus do Oriente Médio
Foto: NIAID
Imagem do Middle East Respiratory Syndrome (MERS),
conhecido como Coronavírus do Oriente Médio
Pesquisa publicada pelo Instituto Pasteur, mostra que o vírus, mutante, pode significar ameaça maior do que a esperada
 
A Organização Mundial de Saúde está formando um comitê de emergência com especialistas internacionais como uma forma de se preparar para um possível agravamento do Middle East Respiratory Syndrome (MERS), conhecido como Coronavírus do Oriente Médio.

O especialista da OMS, Keiji Fukuda, afirmou que não há atualmente nenhuma emergência ou pandemia, mas que é necessário estarem preparados para qualquer eventualidade.

Pesquisa
A análise de 55 casos de MERS foi publicada na Lancet, nesta sexta-feira (5), e indica que o vírus, mutante, pode se tornar uma ameaça muito maior do que esperado.

Até agora, foram registrados 77 casos com 41 mortes. A maioria das infecções vêm de uma fonte animal não identificada, mas já houve casos de contaminação entre pessoas.

O estudo, realizado por equipes do Instituto Pasteur, em Paris, chegou a um " valor básico de reprodução" (número médio de pessoas sob risco para cada paciente infectado) de 0,69. Assim, para cada 3 pacientes infectados, duas pessoas saudáveis estariam em risco.

" Nos preocupamos em não causar pânico. Mas este é o momento perfeito para identificar o animal hospedeiro e pará-lo, " alerta Arnaud Fontanet, um dos responsáveis pelo estudo.

Na comparação com o vírus da Sars, que assolou o mundo em 2002, os pesquisadores afirmam que " a adaptação da Sars para seres humanos levou apenas alguns meses, o MERS está circulando há mais de um ano entre humanos sem se transformar em uma forma pandêmica," completa Fontanet.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário