Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 7 de julho de 2013

Sistema de Saúde escocês usa robô para ajudar pacientes com demência

Robô Giraff tem 1,5 metros de altura e permite comunicação por vídeo nos dois sentidos, semelhante ao que se faz no sistema Skype
Foto: USC
Robô Giraff tem 1,5 metros de altura e permite comunicação
por vídeo nos dois sentidos, semelhante ao que se
faz no sistema Skype
O Giraff tem uma espécie de celular com câmera embutida, permitindo a comunicação dos cuidadores com o paciente
 
O Giraff é um robô móvel com uma câmera embutida, que pode ser usado para configurar um link de comunicação vital entre as pessoas com demência e seus parentes mais próximos, possibilitando que estes pacientes possam permanecer em suas próprias casas.

A novidade foi apresentada esta semana pela NHS Western Isles (serviço de saúde que atende os moradores da ilha localizada na costa noroeste da Escócia). O projeto faz parte do Remodem, programa da Comunidade Europeia que tem como objetivo investigar formas de apoiar as pessoas com demência que vivem em comunidades rurais remotas.

O novo robô tem 1,5 metros de altura e permite comunicação por vídeo nos dois sentidos, semelhante ao que se faz no sistema Skype. Montado sobre rodas, pode ser controlado remotamente através de um computador comum. Pessoas com deficiência e idosos podem usá-lo para se comunicar tanto com os cuidadores ou familiares e amigos.

O diretor da NHS Western Isles, Gordon Jamieson, disse que " não é novidade que cuidado dos idosos em geral e de pessoas com demência, em particular, são um dos grandes desafios para a maioria dos países na Europa. Em 2035, Western Isles (Ilhas ocidentais) vão abrigar o maior número de aposentados da Escócia, cerca 35% da população total," afirma.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o Giraff é simples de usar. É mantido na casa da pessoa com demência, mas controlado pelos cuidadores, que podem desde acordar o robô fazendo com que seu rosto apareça na tela, até navegar com o robô através da casa para verificar se tudo está bem.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário