Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 21 de setembro de 2013

Praticar esportes requer cuidados com o joelho

Praticar esportes requer cuidados com o joelho Szekeres Szabolcs/Deposit Photos
Problemas no joelho são frequentes
Torções são as lesões mais frequentes
 
Os problemas de joelho são muito frequentes na prática esportiva e algumas lesões podem fazer com que o atleta, mesmo que amador, se afaste por muitos meses da sua atividade.
 
O ortopedista do Hospital Samaritano de São Paulo, Rogério Teixeira, explica que, basicamente, o joelho pode sofrer dois tipos de problemas no esporte: contusões — traumas diretos, em decorrência de pancadas, mais comuns nos esportes de contato; e torções — ocorrem de forma indireta, na maioria das vezes, quando o pé está fixo no chão e a perna roda, torcendo o joelho.
 
As contusões podem ocasionar problemas nos tendões (agudos) ou nos ossos do fêmur e da tíbia, sendo os mais comuns os edemas ósseos, que são inflamações da medular óssea (a parte mais interna do osso).
 
— Apesar das contusões também serem responsáveis por outras lesões, geralmente são mais fáceis e rápidas de tratar. Um bom analgésico somado a fisioterapia resolve o quadro de dor — afirma o especialista.
 
Já as torções podem causar lesões mais graves: lesão de menisco, lesão do ligamento cruzado anterior e lesão da cartilagem articular. Pode ainda ocorrer outras lesões, mais raras, como as lesões do ligamento cruzado posterior e as rupturas de tendão.
 
O especialista destaca que, com os avanços da medicina esportiva, os resultados dos tratamentos passam de 90% de chance de sucesso.
 
— O importante é fazer o diagnóstico correto do problema o mais cedo possível, e tratar assim que possível. O ideal é de uma a dois dias depois do problema ocorrer.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário