As propagandas estão aí e os pais, muitas vezes, acabam cedendo às vontades dos pequenos. Os refrigerantes são mais práticos, não tem o tempo de preparo, basta abrir a latinha. Mas e a saúde?
Segundo a endocrinologista Andressa Heimbecher, “as bebidas recomendadas são as com baixo teor de carboidratos”. Para identificar, é indispensável ler o rótulo do produto, o que vale não só para as bebidas, mas para todos os itens das compras.
Um refrigerante normal de 200 ml, por exemplo, tem 21 gramas de carboidratos e 85 kcal. Cada grama de carboidrato tem 4kcal, o que resulta em 84kcal, ou seja, quase tudo é carboidrato. O único problema é o excesso, que pode levar ao aumento de peso.
Desde que consumidos de maneira equilibrada, os alimentos ricos em carboidratos, como as massas e os pães, são importantes para o desenvolvimento das funções vitais.
Segundo Andressa, o valor dos carboidratos da bebida deve ser mais baixo e com mais fibras e vitaminas.
A melhor opção para as crianças e adultos é a água. “Até os 8 anos de idade, é recomendado que a criança beba cerca de 1 litro e meio de água ao dia.
O mais importante é ofertar água para a criança antes que ela esteja com sede e ficar atento à concentração da urina: urina muito amarela indica a necessidade de se beber mais água”, alerta.
Outra boa recomendação para as crianças é o leite. Ele é fonte de cálcio, que auxilia no fortalecimento dos ossos.
Muitos pais adotam o uso do suco de caixinha por achar que é uma fonte natural do alimento, mas, não é bem assim. “É preciso olhar o valor dos carboidratos na bebida e se ela tem conservantes e adoçantes. Existem sucos de caixinhas que têm o valor nutricional bem próximo aos dos refrigerantes normais e, portanto, devem ser evitados”, indica.
Prefira os sucos naturais, feitos na hora. Eles têm antioxidantes naturais e vitaminas, importantes para o desenvolvimento da criança, além das fibras, que auxiliam na regularização do intestino. “Dê preferência aos sucos naturais de maracujá, melão, melancia ou água de coco”, completa.
O hábito da boa alimentação começa desde cedo. Incentive.
Universo Jatobá
Nenhum comentário:
Postar um comentário