Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de dezembro de 2013

Dieta rica em tomate pode reduzir risco de câncer de mama

Dieta rica em tomate pode reduzir risco de câncer de mama Ricardo Duarte/Agencia RBS
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
Consumo de tomate tem impacto nos níveis de hormônios
 das mulheres
Pesquisa demonstrou que alimento interfere nos níveis de hormônio que regula o açúcar e a gordura no organismo
 
A ciência já havia anunciado que manter uma dieta rica em tomate é uma forma de prevenir o câncer de próstata. Agora, um estudo publicado na revista da Sociedade de Endocrinologia da Clinical Endocrinology & Metabolism também dá um motivo para as mulheres inserirem esse alimento em seu cardápio: o tomate ajuda a proteger do câncer de mama após a menopausa.
 
O risco de desenvolver câncer de mama aumenta no período pós-menopausa, especialmente por causa do aumento do índice de massa corporal. O estudo mostrou que uma dieta rica em tomates pode ter um efeito positivo no nível de hormônios que regulam o metabolismo da gordura e do açúcar.
 
— As vantagens de comer tomates e também produtos à base da fruta em grandes quantidades, mesmo que por um curto período, eram claramente evidentes em nossos resultados — disse a autora principal da pesquisa e professora da Rutgers University, Adana Llanos.
 
Segundo Adana, comer frutas e legumes, que são ricos em nutrientes essenciais, vitaminas, minerais e fitoquímicos como o licopeno, traz benefícios significativos.
 
— Com base nesses dados, acreditamos que o consumo regular desses alimentos pode prevenir o câncer de mama em uma população em situação de risco — afirma.
 
A pesquisa examinou os efeitos da dieta em 70 mulheres no período de pós-menopausa. Durante dez semanas, elas comeram produtos com tomate contendo pelo menos 25 miligramas de licopeno por dia. Antes do período de teste, as mulheres foram orientadas a evitar o consumo do tomate por duas semanas.
 
Quando elas seguiram essa dieta, os seus níveis de adiponectina (hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue e gordura) subiu 9%. O efeito foi um pouco mais forte em mulheres que tinham um índice de massa corporal inferior.
 
— Os resultados demonstram a importância da prevenção da obesidade. Consumir bastante tomate teve um impacto maior sobre os níveis de hormônios em mulheres que mantiveram um peso saudável — observou Llanos.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário