Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de dezembro de 2013

Pediatra indica os brinquedos mais adequados para cada faixa etária

Pediatra indica os brinquedos mais adequados para cada faixa etária Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Pediatra recomenda presentes que estimulem brincadeiras em
ambientes externos
Calor do verão pode incentivar brincadeiras ao ar livre
 
Comprar presentes de Natal para crianças pode ser uma tarefa difícil. As muitas atrações das vitrines e prateleiras deixam em dúvida qual lembrança comprar que encontre um equilíbrio entre o que os pequenos desejam e o que pode trazer mais benefícios para a sua infância.
 
O pediatra e membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul Benjamin Roitman, aconselha aproveitar a chegada do verão e comprar presentes que estimulem as crianças a brincar em áreas externas, praticando alguma atividade física.
 
— Eu sou totalmente a favor das brincadeiras tradicionais. Agora no verão a criança não deveria ficar trancada dentro de casa, mas deve jogar bola e andar de bicicleta — afirma Roitman.
 
Para aqueles que já estão na pré-adolescência, boas sugestões de presentes são livros e filmes. Nessa fase, os jovens consomem muita informação e gostam de leituras dinâmicas. Sobre os games, o pediatra aconselha que os pais não precisam ser radicais e proibir os jogos. Entretanto, é necessário que haja cuidado com o tempo na frente do computador ou da televisão.
 
— A recomendação não é de que haja proibição, mas que os pais limitem os momentos na frente dos games em duas ou três horas por dia — afirma o especialista.
 
O pediatra garante que não existem brinquedos contraindicados. Porém, reitera que alguns cuidados devem ser tomados no momento da compra, como verificar a faixa etária do brinquedo e se este está vistoriado e aprovado pelo Inmetro. O selo de certificação do órgão federal é uma garantia de que o brinquedo não solte peças e não cause danos. Outro cuidado importante é comprar acessórios de proteção quando for presentear a criança com uma bicicleta ou um skate, por exemplo.
 
Veja quais são o brinquedos indicados pelo pediatra de acordo com a faixa etária:
 
Bebês de colo e que engatinham
Brinquedos que trabalhem as percepções sensoriais (olfato, paladar, som, tato e visão). Os bebês aprendem com seus brinquedos noções de tamanho, forma, som, textura e como funcionam as coisas.
 
Bebês menores de 18 meses
Brinquedos vistosos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. São indicados móbiles, chocalhos, brinquedos com guizo para apertar ou um trapézio de berço para exercitar-se. Além disto, nesta idade, os bebês começam a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares. Assim que começam a engatinhar ou a caminhar, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os de empurrar e puxar, de montar e desmontar, bonecas e bichinhos de pelúcia.
 
Crianças de 18 a 36 meses
Brinquedos que ativem o movimento corporal como um carrinho grande para puxar, subir ou levar brinquedos. Também são boas opções os brinquedos para o ar livre, como bolas, brinquedos infláveis, espelhos d'água ou caixas de areia com pás e cubos.

Algumas habilidades psicomotoras, incluindo a coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos podem ser estimulados com brinquedos de montar e desmontar, blocos de tamanhos e formas diferentes, assim como jogos e quebra-cabeças simples. Interessam-lhes também os instrumentos musicais como pandeiros, pianos, trombetas e tambores, bem como ouvir discos musicais e de contos infantis.
 
Crianças de 3 a 6 anos
Brinquedos que trabalhem com o faz-de-conta, que façam a criança desempenhar papel de adulto. Fantasias e equipamentos que ajudem em seu mundo imaginário são importantes nesta etapa: entre eles lojas em miniatura com dinheiro de brinquedo, caixa registradora e telefone, cidadezinhas, fortes, circos, fazendas, posto de gasolina, fantoches, bonecas e casas de boneca com móveis.
 
A capacidade de visualização e treinamento da memória, necessária para desenvolver a inteligência, pode ser exercitada por meio de jogos que exigem o uso da imaginação ou cálculo mental, tais como os jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro e jogos de palavras e memória criados especialmente para esta faixa etária. Os brinquedos ao ar livre, como veículos com rodas e a primeira bicicleta com rodinhas de apoio são apropriados a esta etapa.
 
Crianças de 6 a 9 anos
Os jogos de tabuleiro, as bolinhas de gude e os brinquedos de armar colaboram no aprendizado das normas sociais. Nesta idade, ser aceito pelos companheiros é muito importante e o jogo corporal encontra expressão em diversos esportes ao ar livre. A convivência social se sofistica através de jogos de tabuleiro, de cartas e jogos eletrônicos, principalmente os que exigem decisões estratégicas e conhecimentos adquiridos na escola.
 
Os jogos eletrônicos e videogames, o pingue-pongue e o bilhar são muito populares nesta idade, assim como a arte dramática e as representações teatrais. A pintura, escultura, cerâmica e outras formas de expressão artística, assim como instrumentos musicais, livros e discos, continuam despertando a atenção.
 
Adolescentes
Após os 12 anos, existe um êxito crescente dos jogos eletrônicos e videogames mais complexos que, em geral, são considerados para toda a família. Jogos de tabuleiros e de aventuras, particularmente aqueles do tema "negócios" são indicados para a faixa etária.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário