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quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Empresas investem em assistência à distância para idosos

Pulseiras com identificação, relógios e colares com alarme e interfones móveis são algumas das tecnologias oferecidas pelos serviços de teleassistência a idosos.

 Pioneira no mercado brasileiro, a Telehelp atende 6.000 idosos em 19 Estados. Quase 80% deles moram sozinhos. A idade média é de 79 anos e, em 50% dos casos, são eles próprios que contratam o serviço.
 
O carro-chefe da empresa é um aparelho instalado na residência do idoso que, em caso de emergência, com um único toque, aciona uma central de atendimento 24 horas.
 
Há também a opção de um botão de emergência pessoal, sem fio e à prova d'água, que pode ser utilizado em forma de colar ou pulseira para que o idoso possa circular por todos os cômodos da casa.
Caso o idoso caia, por exemplo, basta apertar qualquer um dos botões para avisar a central de atendimento.
 
Se não conseguir falar com a pessoa, a central avisa familiares e conhecidos.
 
Editoria de Arte/Folhapress
 
"Já tivemos o caso de idoso que caiu e não conseguia avisar o acompanhante que estava no quarto ao lado. Eles nos avisou e a gente tocou o telefone de casa até o acompanhante acordar", diz José Carlos Vasconcellos, diretor da empresa.
 
A taxa de instalação do serviço dentro de casa é de R$ 120, e a mensalidade vai de R$ 100 a R$ 180, dependendo do serviço escolhido.
 
Há opção, por exemplo, de o idoso receber ligações diárias ou semanais da central. "Em muitos casos, é o único momento do dia em que eles falam com alguém", conta.
 
Há um mês, a empresa lançou mais dois produtos para ajudar idosos fora de casa: uma pulseira com identificação e um celular com GPS e botão de emergência.
 
"A demanda surgiu entre os próprios clientes da empresa. Um idoso com alzheimer pode se perder, outro pode cair e, na confusão, esquecer o endereço da própria casa", explica Vasconcellos.
 
Com teclas grandes, áudio amplificado e botão de emergência conectado à central de atendimento, o celular serve para localizar o idoso.
 
Já a pulseira de identificação traz o nome completo do idoso e o telefone da central de atendimento.

Folhaonline

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