Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Mulher de 60 anos dá à luz filhas gêmeas na China

Reprodução / Site news.com.au
Sexagenária tornou-se a mulher mais idosa da China a dar à luz
Sheng Hailin, 63 anos, recebeu o tratamento de fertilização in vitro
 
Uma sexagenária tornou-se a mulher mais idosa da China a dar à luz, após trazer ao mundo, aos 60 anos, duas gêmeas concebidas mediante fertilização in vitro, noticiou nesta terça-feira (24) um jornal oficial.
 
O caso é extremamente incomum na China, que manteve por muitos anos a política do filho único, devido à idade da mulher. No resto do mundo, muitos países e clínicas impõem limites a tratamentos de fertilização in vitro, que se torna menos eficaz com a idade e devido a preocupações com o bem-estar da criança.
 
Segundo o jornal China Daily, Sheng Hailin, que hoje tem 63 anos, perdeu a primeira filha por envenenamento acidental com gás há mais de quarenta anos.
 
— Para sobreviver e me libertar da solidão, eu decidi ter outro filho, apesar da minha idade avançada.
 
Um hospital militar na cidade de Hefei (leste) concordou em dar a ela e ao marido fertilização in vitro, acrescentou o periódico. O China Daily não explicou porque Sheng foi aceita para receber o tratamento.
 
A mulher, então, deu à luz a Zhizhi, que nasceu com 1,85 kg, e Huihui, com 1,45 kg, em 25 de maio de 2010 no Hospital Nº 105 do Exército de Libertação Popular, continuou o jornal.
 
Segundo o Livro Guinness dos Recordes, a mulher de mais idade a dar à luz no mundo foi a espanhola Maria del Carmen Bousada de Lara, que teve gêmeos por cesariana em 2006, quando tinha 66 anos e 358 dias. A mulher faleceu de câncer três anos depois.
 
Por mais de trinta anos, a China implementou sua lei de planejamento familiar, algumas vezes recorrendo à brutalidade, restringindo a maior parte dos casais a ter um único filho, com algumas exceções em algumas famílias rurais cujo primeiro filho era uma menina, minorias étnicas e casais em que os dois eram filhos únicos.
 
Estima-se que um milhão de famílias em todo o país tenham perdido o único descendente desde que a medida entrou em vigor nos anos 1970 e outros quatro a sete milhões devem passar por isto nos próximos 20 a 30 anos.
 
Estas famílias enfrentam incertezas no futuro, sem ninguém para ajudá-los com as fragilidades ou os altos custos médicos trazidos pela idade avançada, e diante do sentimento de perda em uma cultura que enfatiza a família.
 
A notícia foi divulgada em um momento em que o alto comitê legislativo da China prepara-se para formalizar uma exceção mais ampla ao limite do filho único e permitir a casais em que apenas um dos membros é filho único terem dois filhos.
 
Sheng, uma funcionária de serviços médicos aposentada, e seu marido recebem boas pensões, segundo a mídia chinesa.
 
Mas Sheng voltou a trabalhar, viajando por todo o país para dar palestras sobre saúde para ganhar dinheiro extra para poder sustentar as crianças, inclusive mais de R$ 3.200 (US$ 1.600) por mês para pagar duas babás, uma vez que ela não consegue mais executar tarefas que demandam esforço físico, como dar banho nas pequenas.
 
AFP/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário