Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Você sabe o que é hiperidrose? Tire suas dúvidas!

Especialista responde perguntas dos internautas sobre suor excessivo
 
Suar demais pode ser hiperidrose, doença que se caracteriza pela produção exagerada de suor, que pode ser no corpo todo ou em partes específicas.
 
"A definição de hiperidrose começa quando aquele suor passa a incomodar a pessoa e a sua qualidade de vida começa a ser alterada", considera o dermatologista Luiz Guilherme, dermatologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, membro fundador do Núcleo de Oncologia Cutânea do Hospital Albert Einstein. Para esclarecer mais sobre esse assunto, realizamos um chat com o especialista, que respondeu perguntas de nossos leitores.
 
Confira o chat na integra ou leia a seguir as melhoras respostas: 
 
Tatiana: Existe algum tratamento definitivo para acabar com a hiperidrose?
Dr. Luiz Guilherme: Sim, existem vários tratamentos, mas o único que resolve de forma definitiva é a cirurgia, em que você inutiliza o nervo que estimula a produção de suor. 
 
Márcia: A aplicação de toxina botulínica melhora o problema e qual o desodorante adequado nesse caso?
Dr. Luiz Guilherme: A toxina botulínica é um dos tratamentos mais eficazes que existem, mas tem um efeito limitado a 6 meses, ai tem que reaplicar. Os desodorantes antitranspirantes são os melhores e você pode identificá-los contém essa informação no rótulo.
 
Vilma: A hiperidrose aparece em crianças a partir de que idade?
Dr. Luiz Guilherme: Não existe uma idade específica, teoricamente a hiperidrose pode se manifestar a qualquer momento da vida. Mas em geral aparece na infância e adolescência, mas pode até mesmo surgir na vida adulta. 
 
Michelli: Tenho usado leite de magnésia nas axilas e tem sido eficaz. Existe algum risco para minha saúde ou pele?
Dr. Luiz Guilherme: Não existe risco, mal para sua pele não fará. Mas com o tempo ele perde a eficácia, desodorantes antitranspirantes trazem melhores resultados.
 
Beth: O excesso de peso tem a ver com a hiperidrose?
Dr. Luiz Guilherme: Sim, pessoas acima do peso tendem a suar mais. É normal as pessoas suarem mais em algumas partes do corpo do que em outras. 
 
Luana Monar: O fator genético influencia na hiperidrose?
Dr. Luiz Guilherme: Sim, é muito comum pais que tem hiperidrose terem filhos com essa tendência. Mas existe uma série de causas, nem todas são bem compreendidas ainda. 
 
Glaciana: O suor excessivo pode ser um dos fatores que ocasiona manchas escuras nas axilas?
Dr. Luiz Guilherme: Sim, existe uma doença chamada cromoidrose que a pessoa tem suor com cor, mas mesmo o suor normal pode alterar a cor das roupas. E eventualmente o próprio desodorante pode manchar as roupas. 
 
Paulo: Mesmo com os devidos cuidados de higiene minha transpiração tem um odor bem desagradável, tem como amenizar?
Dr. Luiz Guilherme: Quando essas medidas não são eficazes, é necessário fazer coisas mais completas, como experimentar a toxina botulínica ou a cirurgia. Fale com seu dermatologista. 
 
Liege Morales: Qual o tratamento para bromidrose?
Dr. Luiz Guilherme: Bromidrose é o nome médico para o mau cheiro. São várias etapa para cuidar desse problema: primeiro o uso constante de desodorantes antitranspirantes, diminuindo o suor, reduzindo o mau cheiro. Em segundo lugar, ter cuidados intensivos com a higiene da pessoa e da roupa. 
 
Tereza: Como posso tirar o cheiro de suor de camisetas?
Dr. Luiz Guilherme: Lavar a camiseta após cada uso ajuda a melhorar e evitar o cheiro. Evite roupas dry fit, que retêm o suor, e prefira peças de algodão, que são mais fáceis de limpar. 
 
Aline Pacheco: Peguei uma blusa emprestada de uma amiga e o mau cheiro dela passou pra mim. O que faço?
Dr. Luiz Guilherme: Aline, normalmente você não "pega" o cheiro da pessoa usando uma blusa emprestada. Mas se você está com odor ruim nas axilas, invista na higiene das axilas e roupas e use desodorante antitranspirante. 
 
Aurélia Tavares: Por que fico com as axilas irritadas no calor?
Dr. Luiz Guilherme: Umidade excessiva pode deixar a pele mais sensível. Se você estiver suando mais no calor e a pele da dobra ficar úmida, ela ficará irritada. Use antitranspirante e talco e areje as axilas. 
 
Michelli: A região da axila deve ser esfoliada?
Dr. Luiz Guilherme: Não de forma rotineira, a pele das dobras já é naturalmente mais fina e sensível, então usar esfoliantes nessas regiões pode causar irritações. Se quiser tratar alguma mancha, existem produtos específicos para serem usados com esse fim. 
 
José Henrique Simões: O suor de pessoas mais velhas tem odor mais forte do que dos mais novos?
Dr. Luiz Guilherme: Com a idade existe uma variação da composição do suor, e caso a pessoa não tome as medidas de higiene habituais, esse odor pode ser mais intenso. 
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário