Foto: Elaine Thompson/AP Jovens participam de parada do orgulho gay nos EUA. Segundo estudo, alterações genéticas teriam relação com a homossexualidade em homens |
Pesquisadores dos Estados Unidos anunciaram esta semana resultados de estudo ainda em andamento sugerindo que a homossexualidade em homens é influenciada pelos genes e não apenas resultante de uma escolha pessoal.
De acordo com o jornal britânico "The Guardian", os dados foram apresentados nesta quinta-feira (13) durante congresso científico em Chicago.
Segundo a investigação, os cientistas analisaram o DNA de 400 homens gays. Eles notaram alterações em genes de ao menos dois cromossomos – o X (Xq28) e o 8 -- e, de acordo com a pesquisa, tais mudanças influenciariam se o homem será gay ou heterossexual. No entanto, não está claro quais dos genes estão envolvidos.
De acordo com Michael Bailey, psicólogo da Universidade Northwestern, de Illinois, e um dos responsáveis pela pesquisa, essa informação derrubaria a teoria de que a orientação sexual teria a ver apenas com a escolha pessoal.
Contudo, o estudo acrescenta que a genética não é completamente determinante, já que fatores ambientais também podem influenciar, como os níveis de hormônios a que um bebê é exposto no útero. O trabalho ainda não foi publicado.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário