Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Comer morango pode reduzir o colesterol, aponta pesquisa

Comer morango pode reduzir o colesterol, aponta pesquisa Wong Mei Teng/stock.xchng
Foto: Wong Mei Teng / stock.xchng
Comer morangos também melhorou outros índices como os
marcadores de antioxidantes e a função das plaquetas
Estudo mostra que a fruta também combate outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares
 
Comer meio quilo de morango todos os dias ajuda a reduzir o colesterol. Foi o que concluiu uma pesquisa realizada por cientistas italianos e espanhóis. Os estudiosos reuniram um grupo de voluntários que comeu 500g da fruta diariamente durante um mês. Ao final do período, os seus níveis de colesterol ruim e triglicérides reduziram-se significativamente.
 
Diversas pesquisas já demostraram a grande capacidade antioxidante dos morangos, mas agora os pesquisadores da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, e das universidades de Salamanca, Granada e Sevilha, na Espanha, conduziram análises que revelaram que essa fruta também pode ajudar a reduzir o colesterol. O experimento foi realizado com 23 voluntários saudáveis durante um mês. Os pesquisadores recolheram amostras de sangue antes e depois desse período para comparar os dados.
 
Os resultados, que foram publicados no Journal of Nutritional Biochemistry, mostraram que os índices de colesterol total, colesterol ruim (o LDL) e de triglicerídeos caíram 8,78%, 13,72% e 20,8%, respectivamente. O colesterol bom (HDL) não apresentou alterações.
 
Comer morangos também melhorou outros índices como os marcadores de antioxidantes e a função das plaquetas. Todos os parâmetros voltaram ao normal 15 dias após o fim do "tratamento" com morangos.
 
— Este é a primeira vez que publica-se um estudo que suporta o papel protetor do morango no combate a marcadores reconhecidos como fatores de risco para doenças cardiovasculares — afirma um dos autores do estudo Maurizio Battino.
 
O pesquisador admite que não há evidências diretas sobre quais compostos da fruta estão por trás dos seus efeitos benéficos.
 
— Entretanto, todos os sinais e estudos apontam para as antocianinas, os pigmentos vegetais responsáveis pela sua cor vermelha — complementa.
 
Os pesquisadores confirmaram em outros estudos que ingerir morango também protege da radiação ultravioleta, reduz os danos da bebida alcoólica na mucosa gástrica, reforça os glóbulos vermelhos do sangue e melhora a capacidade antioxidante do sangue.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário