Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Rio terá distribuição de 5 milhões de camisinhas

Cidade é uma das prioridades da ação contra a Aids no Carnaval do governo federal
 
Rio - O Ministério da Saúde lançou, ontem, a campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids durante o Carnaval.

A ação, porém, será estendida a grandes eventos, como festas juninas e Copa do Mundo. Serão distribuídos 104 milhões de preservativos, um aumento de 42% em relação ao ano passado.
 
Com o slogan ‘Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha’, a mobilização é voltada a pessoas de 15 a 49 anos. A cidade do Rio de Janeiro é uma das quatro consideradas prioritárias — junto com Salvador, Recife e Olinda — e vai receber 5,3 milhões de camisinhas apenas para o Carnaval.
                      
Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, além de chamar a atenção para o uso do preservativo, a campanha alerta sobre a importância do teste que detecta o HIV. O diagnóstico precoce da Aids, explica ele, permite o início do tratamento mais cedo, garantindo maior qualidade de vida ao paciente. “A testagem também tem uma importância coletiva, já que o uso dos medicamentos antirretrovirais interrompe a cadeia de transmissão do vírus”, disse.
                      
No fim do ano passado, o Ministério da Saúde lançou novo protocolo de tratamento para soropositivos. A partir de agora, o paciente pode iniciar o tratamento imediatamente após a confirmação da doença.
                      
Antes a entrega de remédios dependia da contagem de linfócitos CD4 no organismo do paciente. O uso precoce de antirretrovirais diminui em 96% a taxa de transmissão do vírus HIV.
 
Remédio será distribuído pelo SUS
O medicamento que combina duas substâncias usadas atualmente no tratamento de pacientes soropositivos — tenofovir e lamivudina — deverá começar a ser distribuído pelo Minstério da Saúde no próximo mês. Este é o tempo estimado para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda o registro de produção para Farmanguinhos, laboratório público que, ao lado da empresa Blanver, vai fabricar o remédio no Brasil, segundo o jornal ‘O Estado de S. Paulo’.
 
Combinações de medicamentos ajudam a melhorar a adesão ao tratamento e garantir melhor qualidade de vida. Terapias para soropositivos são feitas a partir da indicação de várias drogas, e pacientes podem ingerir mais de dez comprimidos diferentes por vez.
 
O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário