Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 25 de março de 2014

Cuidado! Leite estragado pode causar intoxicação alimentar

Getty Images
Leite estragado pode causar desde uma irritação gástrica até uma
intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa
Nutricionista dá dicas de como conservar o leite após ser aberto
 
Bom dia! O leite é um dos alimentos que fazem parte da mesa de muitos brasileiros, não é mesmo? A bebida agrada desde as crianças até os mais idosos. Mas é preciso tomar cuidado ao armazenar o produto, pois o leite estragado ou adulterado pode causar vários problemas à saúde.
 
A nutricionista Gisela Peres explica que a bebida estragada pode causar desde uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa (intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela).
 
Os sintomas variam de acordo com o tipo de contaminação do produto, que pode ser por adulteração na sua composição original, manipulação inadequada ou armazenamento inadequado.
 
— Se ocorre alguma falha no processo, esse leite apresenta uma acidez maior, podendo ser adicionadas substâncias para mascarar esse sabor e aumentar o tempo de conservação, de forma que não talhe e que o conteúdo próprio seja separado do soro.
 
Segundo a nutricionista, o leite de boa qualidade tem o sabor suave e só deve ser deixado fora da geladeira depois de aberto se for para coagular, para fazer coalhada ou queijo, por exemplo. O importante é observar sempre a data de validade e, mesmo dentro desse prazo, descartá-lo na dúvida de cheiro ou aspecto duvidoso.
 
— Na hora de guardar na geladeira, deixe o produto com a abertura bem lacrada, para evitar a chamada contaminação cruzada com outros alimentos guardados próximo a ele. E descartar se o conteúdo não for consumido em até três dias.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário