Getty Images Leite estragado pode causar desde uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa |
Bom dia! O leite é um dos alimentos que fazem parte da mesa de muitos brasileiros, não é mesmo? A bebida agrada desde as crianças até os mais idosos. Mas é preciso tomar cuidado ao armazenar o produto, pois o leite estragado ou adulterado pode causar vários problemas à saúde.
A nutricionista Gisela Peres explica que a bebida estragada pode causar desde uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa (intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela).
Os sintomas variam de acordo com o tipo de contaminação do produto, que pode ser por adulteração na sua composição original, manipulação inadequada ou armazenamento inadequado.
— Se ocorre alguma falha no processo, esse leite apresenta uma acidez maior, podendo ser adicionadas substâncias para mascarar esse sabor e aumentar o tempo de conservação, de forma que não talhe e que o conteúdo próprio seja separado do soro.
Segundo a nutricionista, o leite de boa qualidade tem o sabor suave e só deve ser deixado fora da geladeira depois de aberto se for para coagular, para fazer coalhada ou queijo, por exemplo. O importante é observar sempre a data de validade e, mesmo dentro desse prazo, descartá-lo na dúvida de cheiro ou aspecto duvidoso.
— Na hora de guardar na geladeira, deixe o produto com a abertura bem lacrada, para evitar a chamada contaminação cruzada com outros alimentos guardados próximo a ele. E descartar se o conteúdo não for consumido em até três dias.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário