Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Apelidar meninas de 'gorda' pode dobrar as suas chances de se tornar obesa

Apelidar meninas de 'gorda' pode dobrar as suas chances de se tornar obesa Alan Pedro/Agencia RBS
Foto: Alan Pedro / Agencia RBS
Apelidos são contraproducentes e podem gerar estigma
e discriminação
Estudo revelou que críticas precoces sobre o peso da criança contribuem para o estresse e os excessos
 
Chamar uma menina de 10 anos de gorda significa que ela terá quase duas vezes mais chances de ser obesa aos 19, afirmou uma nova pesquisa. O estudo descobriu que se os pais ou amigos criticam muito o peso de uma criança quando ela ainda é pequena, o estresse pode levá-la a comer demais.
 
Cientistas analisaram 1213 meninas negras e 1166 brancas, 58% das quais tinham sido chamadas de gorda por amigos, irmãos, parentes ou professores. Sua altura e peso foram medidos nas idades de 10 e 19 anos.
 
Os resultados revelaram que as meninas rotuladas de gorda foram 1,66 vezes mais propensas a serem obesas aos 19 anos. E quanto mais as pessoas assim as apelidam, maiores serão as chances de desenvolver obesidade. A investigação, publicada na revista JAMA Pediatrics, verificou que comentar o peso de uma menina em uma idade precoce é realmente contraproducente.
 
— Simplesmente ser rotulado como gordo tem um efeito mensurável quase uma década depois. Não é apenas uma brincadeira de mau gosto ou uma crítica muito pesada, ser apelidado dessa forma está criando uma probabilidade adicional das pessoas se tornarem obesas— diz Janet Tomiyama, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
 
Doutorando e coautor do estudo, Jeffrey Fome acrescenta que ser chamado de gordo pode levar as pessoas a se preocupar com o estigma e a discriminação sofrida pelo excesso de peso. Outras pesquisas sugerem que a péssima experiência aumenta o estresse e pode levar a excessos.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário