Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Consumo regular de amendoim ajuda a prevenir doenças

Foto: Reprodução
É difícil encontrar alguém que não goste de amendoim, seja puro, descascado na hora, ou em receitas doces e salgadas

Esse fruto multivitamínico brasileiro que ganhou o mundo tem uma composição nutricional de alta qualidade e traz muitos benefícios para a saúde.

Seu consumo é recomendado em pequenas porções em dietas e é utilizado na fabricação de suplementos alimentares e barras de proteína pela indústria fitness.
 
Confira o que o amendoim tem:
 
Ácido fólico (ou folato): é essencial para a formação do sistema nervoso dos fetos, e deve ser regularmente ingerido durante os primeiros meses de gestação.

Ferro: atua diretamente na produção das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo.
 
Cálcio: fortalece a estrutura óssea e previne a osteopororose.
 
Magnésio: atua na circulação sanguínea, fortalece os músculos e ajuda no processo de cicatrização. Fósforo: importante para manter o bom funcionamento dos rins. Além disso, sua deficiência no organismo pode causar dor óssea, miopatias e resistência à insulina.
 
Potássio: além de ajudar o pâncreas a liberar insulina, esse mineral melhora a condição dos músculos, ajuda a controlar os batimentos cardíacos e previne câimbras. Sua ingestão colabora, e muito para quem leva ou planeja levar uma vida fitness e busca controlar o peso com exercícios físicos.
 
Vitamina E: tem ação antioxidante e por isso está presente na maioria dos suplementos alimentares utilizados para emagrecer. E combate os radicais livres, que são os agentes que influenciam na formação de tumores.
 
Ômega-3 e Ômega-6: o ômega-3 reduz o nível de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Ele e o ômega-6 são renovadores celulares que combatem o envelhecimento precoce.
 
Além de ajudar na prevenção de doenças, o amendoim ajuda a combater o mau humor, pois possui vitaminas do complexo B, que ajudam na formação de neurotransmissores como a serotonina.
 
A quantidade de amendoim recomendada para ingestão diária é de 15 a 30 gramas (uma ou duas colheres de sopa).
 
Mas fique atento: além de calóricas, as versões de amendoim salgado e doce podem prejudicar hipertensos e diabéticos.
 
Prefira consumir o amendoim in natura, no lanche da manhã ou da tarde.
 
A Cura Pela Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário