Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Remédios caseiros para tratar dengue

Remédios caseiros para tratar dengue
Foto: Reprodução
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, tendo como principal vetor de transmissão o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em regiões tropicais e subtropicais
 
Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da doença possui quatro sorotipos. A doença pode evoluir para casos mais graves, como a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, que são caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que aumenta o risco de morte.
 
A melhor maneira de combate à dengue é de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito. É muito importante não deixar água limpa e parada, manter a caixa d’água sempre coberta, não deixar a água da chuva acumular em calhas e telhas, colocar o lixo em sacos plásticos e tampar as lixeiras. A conscientização geral é a melhor medida de combate a esta doença!
 
Não há remédios que cure a dengue, os tratamentos existentes têm a função de combater os sintomas da doença.
 
Lembre-se que devemos usar os produtos naturais como aliados e que é sempre indicado consultar um médico de sua confiança para que seja feito o diagnóstico correto da doença.
 
Tratamentos caseiros para a dengue
 
- O tratamento para a doença tem a função de combater os seus sintomas, como a febre, o mal estar, vômitos, moleza, dores musculares etc. É recomendado que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e se alimente adequadamente.
 
- Velas e infusores à base de óleos essenciais das plantas andiroba e citronela podem manter o mosquito da dengue afastado. Segundo pesquisas, o cheiro destas plantas causa uma intoxicação nos insetos, semelhante à ação dos inseticidas. Porém, a eficácia se resume ao cômodo onde estão as velas, isso se não houver correntes de ar, nem portas ou janelas abertas no local. As velas devem ser acesas durante o dia, pois o mosquito tem hábitos diurnos. A citronela já é usada pelos setores de controle de zoonoses há alguns anos.
 
- Assim como os tratamentos convencionais, o uso de plantas medicinais tem a função de combater os sintomas da dengue. Plantas como a cavalinha, a erva-tostão, melissa, guaco, erva-cidreira e picão podem ser utilizadas em forma de chá para o paciente. É importante ressaltar que plantas do gênero Salix não devem ser administradas em casos de suspeita de dengue, pois elas contêm ácido salicílico e salicilato em sua composição.
 
- Outras ervas que podem ser utilizadas: o alecrim, as folhas de mangueira, eucalipto e sálvia. Coloque três colheres de sopa dessas ervas picadas em um litro de água fervente e tome de duas a três xícaras ao dia, com 13 gotas de própolis.
 
- As vitaminas do complexo B têm efeito repelente, mas ainda são desconhecidos maiores detalhes, como a dosagem ideal, a forma de aplicação e a garantia de proteção. É importante ter atenção com a quantidade ingerida, pois existe o risco de hipervitaminose para quem toma o complexo continuamente. A vitamina só age no momento da transpiração.
 
remédio-caseiro.com
 
Obs.: Os sintomas da dengue são muito parecidos com os da gripe comum: febre, dores musculares, falta de apetite, cansaço, etc... . Ao ter alguns desses sintomas, procure um médico imediatamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário