Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Baixo rendimento na escola pode ser falta de óculos

Thinkstock
Baixo rendimento escolar de 51% das crianças está relacionado
 à falta de óculos
Pesquisa aponta que sete a cada 10 crianças nunca foram ao oftalmologista
 
O baixo rendimento escolar das crianças nem sempre quer dizer falta de atenção ou problemas no aprendizado. Segundo pesquisa realizada com 36 mil alunos matriculados nas escolas municipais de Campinas, o baixo rendimento escolar de 51% das crianças está relacionado à falta de óculos.
 
De acordo com o oftalmologista, Leôncio Queiroz, o estudo é resultado da avaliação de pais e professores no período de um ano. Segundo ele, esse número é uma das causas de o Brasil ter a terceira maior taxa de desistência escolar entre 100 países.
 
Durante a pesquisa, os professores das escolas relataram que, após passarem por consultas com oftalmologistas, 51,1% dos alunos conseguem desenvolver atividades que antes não conseguiam, 57% concentram-se mais e 48% finalizam tarefas que antes não terminavam.
 
― A cada dez alunos que participaram da pesquisa, sete nunca haviam passado por uma consulta oftalmológica. É importante que as crianças tenham esse acompanhamento, pois qualquer bloqueio sem tratamento adequado nesse período pode se transformar em deficiência visual grave e até levar à perda irreparável da visão.
 
Queiroz afirma que os problemas oculares mais comuns na infância são os vícios de refração, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Segundo ele, no geral, os vícios de refração surgem a partir dos três anos, mas podem aparecer antes.
 
― Como a criança não tem noção de como enxerga o mundo, pais e professores devem estar atentos aos sinais de problemas de visão. Lacrimejamento constante, fotofobia, dor de cabeça frequente e assistir TV muito próximo da tela podem ser sintomas das doenças.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário