Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de julho de 2014

Circuncisão masculina pode reduzir risco de HIV em mulheres

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comMétodo remova as células do prepúcio, que são particularmente vulneráveis à penetração do vírus 

Pesquisas anteriores já apontavam que a circuncisão masculina diminui o risco dos homens contraírem o HIV. No entanto, um novo estudo constatou que a medida pode beneficiar também as mulheres, ainda que indiretamente, pela mesma razão. A conclusão foi apresentada na 20ª Conferência Internacional sobre Aids, em Melbourne, na Austrália. Os dados são da agência AFP. 

A razão para que a circuncisão masculina diminua as chances da infecção por HIV é que, durante o procedimento, são removidas as células do prepúcio, que são particularmente vulneráveis à penetração do vírus. Três ensaios, realizados na África do Sul, Quênia e Uganda, mostraram que os riscos de contrair Aids diminui entre 50% e 60% entre os homens. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda a prática em 14 países subsaarianos, que lutam contra as altas taxas de HIV. 

Para avaliar os impactos na saúde feminina, cientistas contaram com a participação de 2.452 mulheres, com idade entre 15 e 29 anos, que vivem em Orange Farm, na África do Sul, onde o primeiro dos ensaios com homens foi realizado em 2002. O sangue delas foi analisado em 2007, 2010 e 2012, e todas responderam questões sobre comportamento sexual.

Durante este período, a prevalência da circuncisão entre os homens na comunidade aumentou de 12% para 53%. Mais de 30% das voluntárias relataram ter relações sexuais só com parceiros circuncidados e elas mostraram risco 15% inferior de serem infectadas em comparação com as que também tiveram parceiros não-circuncidados.

“A redução do risco é pequena, mas é um começo”, disse o investigador Kevin Jean, da Agência Nacional da França para Pesquisa da Aids. Futuros trabalhos pretendem mostrar se essa proteção melhora ao longo do tempo à medida que mais homens da comunidade se tornarem circuncidados. Outra boa notícia é que, a partir das perguntas sobre comportamento sexual, os cientistas descobriram que os homens não eram suscetíveis a se envolverem em relações sexuais desprotegidas após a circuncisão. 

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário