Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de julho de 2014

Aperto de mãos proporciona troca de bactérias e cientistas sugerem punhos fechados

http://pedalevivaemequilibrio.files.wordpress.com/2011/07/high-five.png
Divulgação: Cumprimento high five tem risco moderado de transmissão
O primeiro cumprimento transfere dez mais mais bactérias que o segundo. Agentes de saúde preferem aceno 

Rio - Palmas suadas ou moles podem ser os menores problemas ao apertar uma mão. Cientistas da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales, mostram que um aperto de mão transfere muito mais bactérias do que outras formas de cumprimentos.

Os pesquisadores afirmam que a melhor solução para ser simpático sem ter riscos para a saúde é o chamado fist bump, aquele "soquinho" trocado entre punhos fechados. Os agentes de saúde ingleses são mais radicais e sugerem que um simples aceno é o melhor.

O estudo foi realizado com pesquisadores que utilizaram luvas de borracha esterilizadas onde uma era mergulhada em líquido com bactérias e interagia com outros cientistas com luvas em diferentes cumprimentos.

Os resultados, publicados no "American Journal of Infection Control", mostraram que o aperto de mão transfere dez vezes mais bactérias do que o soquinho, enquanto o high-five estaria entre os dois na escala de risco.

Acredita-se que a quanto menor a área de contato e o tempo na colisão, menor a propagação de bactérias.

— Há definitivamente um lado sério nesta história, superficialmente é muito lunático, mas há uma mensagem séria por baixo — disse o Dr. Dave Whitworth à BBC — Se há uma pandemia de gripe, em seguida, o aperto de mão pode ser algo que tenha que pensar em um hospital, contra a disseminação de superbactérias.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário