Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de setembro de 2014

Japão combate epidemia de dengue em Tóquio

Foto: JIJI PRESS / AFP: Funcionário do governo joga inseticida em parque de Tóquio
Surto com 22 casos confirmados preocupa governo. No Brasil, foram 87 mil em janeiro e fevereiro deste ano 

Rio - O Japão está lidando com seu primeiro surto de dengue em cerca de 70 anos. Só que o número de pacientes ainda é tímido se comparado às epidemias da doença nos trópicos. Enquanto o Brasil, por exemplo, registrou 87 mil casos em janeiro e fevereiro deste ano (uma queda brutal em relação a 2013, quando 427 mil adoeceram), o país oriental tem 22 infectados. 

O Ministério da Saúde do Japão informou que as pessoas contraíram dengue enquanto visitavam o popular Yoyogi Park, em Tóquio. O país "importa" casos de dengue todos os anos. São japoneses que voltam para casa com a doença, depois de viagens a países tropicais onde a dengue é comum. Mas mosquitos nipônicos podem ter sido infectados ao picar pessoas com a doença e, agora, estariam passando o vírus adiante.

O governo local, agora, concentra seus esforços para combater o pequeno surto no Yoyogi Park. Placas com avisos foram instaladas e equipes de agentes com macacaões protetores e máscaras estão jogando inseticida na área verde. Eles também estão secando suas fontes e lagos ornamentais, já que acumulam água parada, o que, somado ao calor incomum deste verão japonês, gera um ambiente adequado para a proliferação de mosquitos.

As autoridades acreditam que a epidemia deve perder força com a chegada do outono.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário