Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A alergia é coisa séria – veja o que você precisa sobre ela

A alergia é uma espécie de resposta exagerada do sistema imunológico a qualquer substância estranha que entre em contato com o organismo
 
Determinadas pessoas quando em contato com algo que lhes dê alergia, podem apresentar reação imediata, enquanto que em outras a manifestação do problema pode levar horas, em ambos os casos, no entanto, podem existir uma série de outros riscos associados.
 
Diante disso, traremos a seguir algumas informações muito úteis a respeito do problema, mostrando sempre os motivos pelos quais ele merece atenção. Veja!
 
A alergia pode surgir de uma horar para outra?
Não exatamente, para que uma pessoa manifeste a reação alérgica ela deve ter entrado em contato com o agente causador pelo menos uma vez, ainda que sem perceber.
 
Apesar disso, não há como prever quando uma pessoa pode começar a desenvolver uma alergia, isso porque algumas pessoas somente têm reação forte quando em contato pela segunda vez com a substância causadora, enquanto que outras podem levar até mais tempo. Um dado interessante a respeito da alergia é que infelizmente não existe cura pra ela.

Saiba como funciona o Ceatox, o 0800 que orienta em casos de intoxicação

 
Bebês podem ter alergia?
Sim. Os bebês são inclusive mais propensos a desenvolver uma alergia, principalmente por ainda estarem com o sistema imunológico em formação. A criança pode apresentar reação tanto aos alimentos quanto aos cosméticos e outros produtos do gênero, ainda que estes sejam de uso recomendado a bebês. É necessária muita atenção em relação a isso.
 
Como identificar uma reação alérgica?
Os principais sintomas de uma reação alérgica são a urticária, o inchaço, a pele irritada, o vômito, a diarreia, o baixo ganho de peso e a barriga inchada. Algumas reações mais sérias da alergia podem ainda causar falta de ar, pressão baixa, rouquidão, desmaio. Nesses casos extremos a pessoa deve ser levada ao médico imediatamente.
 
Com o tempo a alergia pode piorar?
Não, repetições das reações alérgicas não fazem piorar os quadros de crises alérgicas. Isso significa que elas geralmente seguem normalmente um padrão, ou seja, as reações leves tendem a ser sempre leves, enquanto que as reações mais fortes tendem a ser sempre fortes.

Como atenuar crises de alergia

 
Quem tem alguma alergia, corre o risco de desenvolver outras?
Sim. De acordo com estudos, metade das pessoas que possuem alergia de pele, podem desenvolver também rinite e asma.
 
A alergia pode comprometer a saúde?
No caso de alergia alimentar, se a substituição dos alimentos não for correta, o paciente pode sofrer com deficiência de alguns nutrientes. No caso de crianças com alergia ao leite, por exemplo, a falta de cálcio no organismo pode prejudicar na formação dos dentes e ossos. Outro exemplo é que no caso da rinite alérgica, se não cuidada, ela pode evoluir para asma.
 
Alérgicos correm o risco de sofrer um choque anafilático?
Sim, qualquer pessoa alérgica pode sofrer um choque anafilático. Vale notar, contudo, que essa regra só é valida para pacientes que já sofreram desmaio, falta de ar, ou rouquidão, que são os sinais de alerta do choque.
 
Como o problema compromete todo o organismo, se não tratado a tempo, pode até mesmo levar à morte. Em casos agudos em que esses sintomas são manifestados, é preciso ligar imediatamente para a emergência.
 
O que é alergia cruzada?
Isso acontece quando a pessoa possui alergia a dois agentes diferentes e que possuem substâncias similares. Boa parte das pessoas que possuem alergia ao látex pode sofrer uma crise ao consumir frutas tropicais, como a banana, por exemplo.

Alergia à Penicilina

 
Como identificar se é gripe, resfriado ou alergia?
A alergia é diferente de gripe e resfriado. A principal diferença é que ela não congestiona a região do nariz e dos olhos, além disso, não tira o apetite e nem causa cansaço. Outro detalhe que pode ajudar a diferenciar a alergia de uma gripe, é que a primeira aparece de repente, enquanto que no caso da gripe, os sintomas se desenvolvem ao longo das horas.
 
Irritação na pele pode ser alergia?
Não. A alergia não dura muito tempo, e normalmente aparece em locais como joelho e cotovelo, sendo uma irritação que passa rapidamente.
 
Só é possível tratar a alergia com remédio?
Não. O principal cuidado que o alérgico deve ter é o de não entrar em contato com o agente causador do problema. Os medicamentos só são usados quando há uma crise alérgica, sendo indicado como tratamento contínuo apenas em caso de alergia persistente, ainda assim, sempre com a indicação de médico especializado no assunto.
 
Click Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário