Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alimentos picantes causam hemorroida? Veja mitos e verdades sobre o problema

Quem tem prisão de ventre apresenta mais tendência ao
 problema 
Especialista esclarece principais dúvidas sobre o problema
 
Apesar de ser um problema bastante comum, as hemorroidas ainda são tabu e causam muitas dúvidas. Resultado da inflamação, vasodilatação e exteriorização das veias localizadas no final do intestino, elas podem causar dor, sangramento, coceira, ardência e até aparecimento de muco ― substância produzida pelo corpo para lubrificar o cólon.

São muitos os mitos e verdades em torno do tema. Para tirar suas dúvidas sobre o problema, o R7 entrevistou especialistas que esclareceram as principais dúvidas. Veja a seguir!
 
Alimentos picantes provocam hemorroidas? Mito
O coloproctologista do Hospital Samaritano M. Russo explica que alimentos e condimentos picantes não provocam o surgimento das hemorroidas.

― A confusão acontece quando o paciente já tem alguma inflamação e come algo apimentado e percebe uma piora. Então a pimenta não causa o problema, mas pode piorá-lo já que a excreção do alimento pode irritar ainda mais a área.
 
Hemorroida só se cura com cirurgia? Mito
Segundo Sobrado, o tratamento do problema varia de acordo com o grau de inflamação.

― O problema é dividido em quatro graus. Os dois primeiros, em que a hemorroida causa sangramento, mas não fica completamente exteriorizada, pode ser tratada com medicamentos, pomadas, alimentação e medidas de higiene como a troca do papel para a ducha higiênico.

Sobrado ainda explica que a cirurgia é apenas indicada se o problema está no terceiro e quarto graus, já que, além do sangramento, há a exteriorização da hemorroida, que pode causar dor e muito incomodo. ­

― Quando a hemorroida se exterioriza, o procedimento cirúrgico é indicado. Antigamente as hemorroidas eram retiradas com bisturis e causavam muito medo nos pacientes. Hoje, os procedimentos são simples e, na maioria dos casos, a recuperação é muito rápida e não causa dor.
 
Uma das melhores formas de prevenir as hemorroidas é beber muita água? Verdade
Os especialistas afirmam que a alimentação é um dos principais fatores que auxiliam no tratamento da doença e a água, assim como as fibras, é responsável pelo bom funcionamento do intestino.
 
“Tomando bastante água, as fezes ficam mais amolecidas e facilitam na hora da evacuação”, completa Sobrado.
 
Quem tem hemorroida não pode fazer musculação? Parcialmente verdade
De acordo com o especialista do Hospital Samaritano, pacientes com hemorroidas de graus mais avançados não podem realizar academia, já que a força realizada durante os exercício pode agravar o caso.

― Como cada caso é um caso, o certo é a pessoa procurar um profissional para avaliar seu caso e tomar as providencias necessárias.
 
Sexo anal provoca hemorroidas? Mito
Sobrado explica que “o sexo anal não provoca hemorroidas, mas pode causar pequenas fissuras que sangram, levando as pessoas a pensarem que é hemorroida”. ― Se feito da maneira certa e com a lubrificação adequada, o sexo anal não causa nenhum problema.
 
A gestação favorece o surgimento de hemorroidas? Verdade
A gravidez é um dos fatores mais comuns que favorecem o aparecimento das hemorroidas, de acordo com o coloproctologista do Departamento de Gastroenterologia do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) Carlos Walter Sobrado.

― Durante a gestação há o aumento do útero que comprime a pélvis e dificulta o retorno do sangue venoso para o resto do corpo. Além disso, há o aumento da produção dos hormônios da gravidez, que leva a maior vaso dilatação.
 
Quem tem prisão de ventre apresenta mais tendência ao problema? Verdade
Segundo Russo, pessoas que têm prisão de ventre e fezes ressecadas tendem a sofrer mais com o problema, já que precisam fazer mais força para evacuar.

― A força exagerada somada à posição em que ficamos para evacuar favorece o surgimento das hemorroidas, sua exteriorização e um possível sangramento. 
 
Hemorroidas causam câncer? Mito
Segundo Sobrado, como a hemorroida causar sangramento, muitas pessoas confundem com um câncer, que também tem esse sintoma.

― A hemorroida não evolui para um câncer. Apesar disso, caso seja notado sangramento nas fezes é recomendado procurar um médico, pois existe a possibilidade de ser um problema mais sério.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário