Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de outubro de 2014

Excesso de proteínas pode trazer complicações à saúde

Atenção, geração fitness! A gente sabe que o verão vem aí e que você quer chegar lá com o corpo sequinho e definido
 
O problema está em como você faz para conseguir esse objetivo. Se a ideia é o exercício e a reeducação alimentar com acompanhamento, ótimo, mas muitos por aí passam da medida, inclusive quando se trata de suplementação.
 
O mais famoso nas academias atualmente é o whey protein, um suplemento composto de proteínas do soro do leite e sem a adição de gordura. Logo, acaba fornecendo menos gordura quando comparado a outras fontes de proteína animal na alimentação. As proteínas de origem animal podem ser encontradas nos peixes, aves, carnes, ovos, além, do leite e seus derivados. Se a opção for por carnes magras e laticínios magros, o consumo de gordura também é reduzido.
 
Qual a recomendação de proteínas por dia?
De acordo com Camila Gracia, nutricionista do HCor, a recomendação diária de proteínas inclui três porções de leite e derivados magros (1 copo de leite desnatado, 1 fatia de ricota e 1 iogurte desnatado) somadas, entre uma a duas porções médias de carnes magras (1 filé de peixe ou 1 filé de frango ou 1 bife médio). Além de uma porção de alimentos fontes de proteínas vegetais, como feijões, soja e demais leguminosas (1 concha de feijão).
 
“A ingestão da proteína é aconselhada após a atividade física, acompanhada do carboidrato, assim ajuda a acelerar na recuperação do músculo que foi exercitado, propiciando ganho da massa muscular”, esclarece o Diego Barros, fisiologista do Esporte do HCor. Para antes do treino, o consumo de carboidratos é indicado para dar energia ao atleta. Jamais treine em jejum!
 
Cuidado com o excesso de suplementos
O consumo exagerado e a longo prazo de suplementos, como whey protein, pode favorecer situações adversas ao organismo, como o ganho de peso e gordura corporal, desencadeamentos de processos inflamatórios e perda do desempenho renal. Os rins exercem a função de eliminar toxinas do corpo e o excesso de proteínas pode comprometer esta atuação.
 
O importante é fazer tudo com acompanhamento profissional. Isso porque seus treinos, sua alimentação e sua composição corporal serão levados em conta.
 
Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário