Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Emoções negativas aumentam consumo de alimentos não saudáveis

Pesquisa da USP aponta que pessoas tendem a rejeitar opções saudáveis em situações de estresse
 
Já é sabido que problemas comuns do cotidiano como questões financeiras, discussões com o cônjuge, preocupações com os filhos e até morte na família e violência doméstica levam a emoções negativas como angustia, tristeza e ansiedade. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo, entretanto, demonstrou que essas questões do dia a dia podem também levar as mulheres a comer mais alimentos calóricos.
 
Segundo o estudo, nessas situações de tensão as pessoas tendem a rejeitar os doces saudáveis, como as frutas, e preferir os alimentos não saudáveis, como o brigadeiro. A autora da pesquisa, Ana Carolina de Aguiar Moreira, considera que esse dado serve como um alerta para toda a população.
 
— Como sempre temos algo para comer ao nosso alcance, quando sofremos algum tipo de pressão, estresse, preocupação ou sentimentos que nos desagradam, é fácil recorrer ao consumo de alguma coisa, principalmente doces para nos aliviar. Isso é preocupante porque como estamos expostos a muitas tensões, passamos a incorporar essa prática de nos aliviar com guloseimas, o que pode levar ao excesso de peso e, com ele, pode vir associado uma série de enfermidades crônicas, como diabetes e hipertensão — disse a pesquisadora.
 
Leia também:

Pesquisa investiga se obesidade e alcoolismo estão unidos pela mesma compulsão

Compulsão alimentar entre homens ganha mais atenção dos médicos

Fatores biológicos tornam mulheres mais propensas à compulsão alimentar

Transtorno Bipolar pode ser mais grave em pacientes com compulsão alimentar

O vício de comer existe?


A pesquisa contou com 43 voluntárias, sendo 20 delas com sobrepeso e 23 com peso normal. Elas assistiram a duas sessões de vídeos, em dias diferentes, em pequenos grupos. Um dos vídeos buscava gerar emoções negativas, montado com trechos de histórias que abordavam problemas como discussão entre cônjuges, problemas no trânsito, dificuldades financeiras, falta de reconhecimento no trabalho, acidente no trabalho, assédio sexual, precariedade no sistema público de saúde, traição, morte na família e violência doméstica. O outro vídeo tinha o objetivo de não gerar emoção, abordava situações corriqueiras como: acordar, escovar os dentes, caminhar, conversar com colegas, arrumar a casa, dormir, entre outras.
 
Depois das sessões, foi oferecido um lanche às voluntárias, e elas puderam consumir á vontade todos os alimentos. O lanche era composto por pão de queijo e bolinha frita de queijo, suco de laranja sem açúcar, refrigerante e dois alimentos doces: uvas e brigadeiro.
 
Quando as mulheres de ambos os grupos foram expostas às emoções negativas, elas aumentaram significativamente o consumo de calorias, principalmente comendo doces não saudáveis.
— As mulheres com peso normal apresentaram aumento significativamente maior do que as
 
participantes com sobrepeso. Tanto o consumo energético foi maior, como o de doce não saudável.
 
Elas aumentaram em 82% a ingestão de doce não saudável e 51%, o consumo energético, enquanto o grupo com sobrepeso aumentou 48% e 39%, respectivamente — disse Ana Carolina.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário