Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Brasileiras arriscam a vida para interromper a gravidez, diz jornal britânico

Reprodução / The Guardian
Aborto é ilegal no Brasil, mas demanda é alta
Segundo o The Guardian, brasileiras "parecem recorrer a medidas cada vez mais perigosas"
 
Nos últimos meses, a médica Ana Teresa Derraik, diretora clínica do Hospital da Mulher do Rio de Janeiro, tem vivido momentos tensos. Em setembro, três mulheres foram atendidas no hospital estadual depois de terem injetado produtos químicos corrosivos no útero. Uma morreu, uma sobreviveu. A terceira, de 25 anos, perdeu os dois pés após ser submetida à cirurgia que conseguiu mantê-la viva. As informações são do jornal The Guardian.
 
No mês passado, uma paciente de 26 anos morreu ter sido submetida a um procedimento similar — uma tentativa excepcionalmente perigosa de aborto clandestino, lamenta Ana Teresa.
 
— É muito triste. Mas, qualquer investigação sobre o que ocorreu poderia resultar em processo.
 
Embora o aborto seja ilegal no Brasil — exceto em circunstâncias muito limitadas — a demanda é alta. Pesquisas estimam que 600 mil a 1 milhão de mulheres se submetem ao procedimento a cada ano. E as mulheres parecem recorrer a medidas cada vez mais desesperadas e perigosas.
 
Segundo Beatriz Galli, assessora de política da organização internacional de direitos reprodutivos Ipas, "não há nenhum lugar seguro de aborto no Rio, não importa quanto você pode pagar".
 
No Brasil, o aborto só é legalmente admissível quando a vida da mãe está em risco, a gravidez é resultado de estupro ou o feto tem anencefalia — uma condição que resulta no bebê sem uma parte do cérebro e do crânio, deixando-o incapaz de sobreviver.
 
Para Beatriz, o único sinal de progresso neste assunto é a recente frequência do tema no debate público. No entanto, fechar clínicas inseguras não protege as mulheres.
 
— Isso oferece ainda mais oportunidades para gangues criminosas em um comércio lucrativo. O aborto é um evento comum na vida das mulheres, essa é a realidade, e enquanto houver demanda, a oferta vai seguir. Estou muito preocupada com o que está por vir. 

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário