Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Consumo de gorduras, doces e álcool entre brasileiros ainda é alto

dez-passos-para-alimentao-adultosPesquisa inédita feita pelo Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou hábitos que revelam que o brasileiro busca por um estilo de vida mais saudável

Do total de entrevistados, 22,5% praticam o nível recomentado de atividade física semanal (150 minutos de intensidade leve e moderada ou 75 minutos de atividade intensa).
 
Os homens (27,1%) se exercitam mais que as mulheres (18,4%).

Quanto maior a idade, menor a frequência das atividades físicas.

O índice de jovens de 18 a 24 anos que praticam exercícios, 35,3%, é mais que o dobro do percentual entre pessoas com 60 anos ou mais, 13,6%.
 
Alimentação
Quando o assunto é alimentação, o estudo mostra que 37,3% da população consomem cinco porções diárias de frutas e hortaliças.

As mulheres saem na frente nessa avaliação, com 39,4%, enquanto entre os homens o índice cai para 34,8%.

Nas pessoas com 60 anos ou mais, o consumo é maior, de 40,1%, chamando atenção para o baixo índice entre os jovens de 18 a 24 anos, 33,7%.

O percentual é maior também entre as pessoas com maior escolaridade.
 
A pesquisa mostrou que o consumo regular de feijão em cinco ou mais dias na semana é de 71,9%.

Neste item, o percentual foi menor entre as pessoas com nível superior completo (54,9%) e maior com ensino fundamental incompleto (77,3%).

Apesar de esses dados apontarem para um estilo de vida mais saudável, preocupam os percentuais de consumo de gorduras, doces e álcool.

O consumo de leite integral, mais gorduroso, faz parte da rotina de 60,6% dos brasileiros.
 
Já a proporção de pessoas que consomem carne ou frango com excesso de gordura foi de 37,2%, subindo para 47,2% entre os homens e caindo para 28,3% no público feminino.

Quanto maior o nível de escolaridade, menor o consumo desses alimentos.

Mais de 23% da população faz uso de refrigerantes ou sucos artificiais cinco vezes ou mais na semana e 21,7% relatam o consumo regular de alimentos doces, como bolos, chocolates, balas e biscoitos.

No Brasil, o consumo desses produtos diminuiu com o avanço da idade.
 
Pessoas com 60 anos ou mais comem em menor quantidade os doces, 17,2%.

Já entre jovens de 18 a 24 anos o índice chega a 32%.

E quanto maior o nível de escolaridade maior é o consumo.

Pessoas com superior completo atingem 27,4%, enquanto pessoas com fundamental incompleto comem menos, 16,7%.
 
Para incentivar a prática de hábitos saudáveis na população, o Ministério da Saúde lançou, no segundo semestre desse ano, o Guia Alimentar para População Brasileira, que traz os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável.
 
A edição do guia indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar produtos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

Confira as orientações do novo Guia Alimentar para a População Brasileira
 
Consumo de álcool
O consumo de álcool também registrou um índice preocupante, 24% da população consome bebida alcóolica uma vez ou mais na semana, subindo para 36,3% entre os homens, quase o triplo do índice entre as mulheres, de 13%.

Conforme cresce a escolaridade, o índice aumenta.

As pessoas com nível superior completo consomem bem mais (30,5%) se comparado com quem tem fundamental incompleto, 19%.
 
Do total de entrevistados, 4,4% da população dirigiram após consumir bebida alcoólica, aumentando o risco de acidente de trânsito. S

e considerarmos somente a parcela que dirige, o índice chega a 24,3% dos entrevistados.
 
Apesar do percentual alto, esse é um hábito que vem caindo desde o início da Lei Seca, cujo endurecimento reduziu a zero o consumo de álcool para quem vai dirigir.

Levantamento do Ministério da Saúde, Vigitel, indica redução de 47,5% no número de homens que bebem abusivamente e dirigem, passando de 4% para 2,1% entre 2007 e 2013.

Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário