Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Para evitar a transmissão do vírus febre chikungunya, é fundamental eliminar os focos dos mosquitos

Mais de mil e trezentos casos da febre chikungunya foram registrados no Brasil em 2014. Quase todas essas pessoas contraíram a doença no Brasil, pois não viajaram para países onde a doença está sendo transmitida
 
Em Oiapoque, no Amapá, foram 531 casos registrados. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Geane Borges, diz o que está sendo feito no município para impedir que mais pessoas peguem a febre chikungunya.
 
"Fizemos parceria com a Defesa Civil, Exército Brasileiro, Endemias e a Vigilância Epidemiológica, para o combate ao chikungunya. Primeiro nós trabalhamos a educação. Nós convocamos todos os agentes comunitários de saúde para comunicar a população de que nós estávamos sendo vítimas de um surto epidêmico da febre chikungunya, que foi detectado que era através do lixo. Aí começamos as medidas, com, limpeza da cidade, orientação para a população, implantação de mosqueteiros impregnados e começamos a intensificação do trabalho de notificação."
 
O Ministério da Saúde recomenda o reforço de ações para eliminar focos de criação dos mosquitos transmissores da febre chikungunya em cada região do país, já que um deles é o mesmo que transmite a dengue. O ministro da saúde, Arthur Chioro, ressalta que as medidas de prevenção devem ser responsabilidade de todos.
 
"Nos lugares onde as pessoas forem fazer armazenamento de água é importantíssimo que sejam tomadas as medidas de proteção: a cobertura com tela, tampar o vasilhame que acondiciona a água, e assim por diante. A nossa arma mais importante continua sendo a mobilização da sociedade, das autoridades públicas, dos profissionais de saúde, mas principalmente, de cada cidadão, no sentido de prevenir a criação do mosquito na sua casa, no seu quintal, na sua vida."
 
O técnico em agroindústria, José Alexandre Ferreira, 64 anos, mora em Oiapoque, Amapá. Ele soube da existência da febre chikungunya há pouco tempo, mas garante que está atento às medidas de prevenção.

"De início eu mandei limpar todo o quintal, tirar todo o lixo, madeira, entulho que tivesse nele, mandei limpar tudo. Então hoje o quintal está todo limpo e eu mantenho ele sempre limpo, sem entulho. E dentro de casa, água em vasilha eu deixo seco, agente usa o repelente e usa o inseticida."
 
Para evitar a transmissão da chikungunya, é fundamental eliminar os focos de criação do mosquito transmissor da doença. As medidas de prevenção são as mesmas que devem ser adotadas no combate à dengue, ou seja, evitar o acúmulo de água parada em vasilhames no quintal, vasos de planta e demais objetos, como pneus velhos, por exemplo. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário