Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Produtos enlatados podem prejudicar a saúde – veja lista dos que você deve evitar

Na correria do dia a dia, os alimentos enlatados geralmente surgem como ótima solução de consumo, especialmente pra quem busca maior praticidade e facilidade no preparo dos alimentos
 
Apesar disso, porém, essa não é nem de longe a melhor opção no que diz respeito à saúde.
 
Isso se deve em parte a uma substância contida na proteção interna da lata, conhecida como bisfenol-A e que é relacionada a problemas de saúde como câncer, doenças cardíacas e diabetes.
 
A seguir você pode conferir uma lista de produtos enlatados que devem ser evitados:
 
Frutas enlatadas
As frutas são excelentes fontes de minerais e vitaminas, no entanto, elas devem ser consumidas enquanto frescas e não exatamente em conserva.
 
Quando enlatados, o figo e o pêssego, por exemplo, vêm acompanhados de uma calda rica em açúcar que faz com que os níveis de glicemia no sangue aumentem. Evite!
 
Tomate enlatado
A maioria dos alimentos enlatados possuem uma substância que impede o contado do alimento com a lata, no entanto, essa substância também é prejudicial à saúde.
 
Os tomates enlatados, por exemplo, possuem ácido cítrico, que faz com que o bisfenol-A passe da embalagem para o alimento.
 
Extrato e molho de tomate
Os molhos e extratos devem ser evitados por possuírem uma grande quantidade de sal, além do realçador de sabor glutamato monossódico, que é uma substância relacionada a dores no peito, aceleramento cardíaco, asma, formigamento, dentre outros males.
 
Ervilha e milho enlatado
A ervilha enlatada deve ser evitada por conter um alto teor de sódio, o que naturalmente é péssimo para a saúde humana.
 
Carne enlatada
As carnes enlatadas devem ser evitadas porque, assim como no caso das ervilhas, possuem muito sódio e gordura saturada.
 
E o excesso no consumo de sódio pode elevar o nível da pressão sanguínea, causar retenção de líquido, inchaço nos pés e pernas, e uma série de outros males relacionados à saúde.
 
Sopas prontas
No Brasil não é muito comum o consumo de sopas enlatadas, ainda assim, porém, o consumo desse tipo de alimento costuma fazer parte do dia a dia de muita gente.
 
Infelizmente, o consumo desse tipo de alimento também deve ser evitado pelo fato dele conter um alto teor de sódio. Para se ter uma ideia, algumas delas podem conter cerca de até 40% do sódio estipulado como máximo diário permitido para uma pessoa.
 
Sucos enlatados
O suco enlatado deve ser evitado por também conter bisfenol-A, e por geralmente ser rico em açúcar. O ideal é consumir sucos naturais com frutas frescas e evitar o excesso do açúcar.
 
Refrigerantes enlatados
Esse é mais um produto que dever ser evitado devido à presença do bisfenol-A. Não obstante, ele também é rico em açúcar e outros ingredientes prejudiciais à saúde.
 
Click Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário