Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Você conhece as causas de olho seco?

Diuréticos e betabloqueadores são exemplo de medicamentos
que causam olho seco
Diversos hábitos e condições podem favorecer o problema
 
A síndrome do olho seco geralmente é causada por anomalias das glândulas lacrimais que impedem a produção adequada de lágrimas. Sintomas como queimação e ardência nos olhos são comuns e podem ser desencadeados por diversos fatores.
 
De acordo com o oftalmologista João Paulo Gama, da Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco, os olhos têm uma lubrificação natural chamada lágrima ou filme lacrimal, que lubrifica e protege nossos olhos contra micro-organismos estranhos.
 
As lágrimas são produzidas nas glândulas lacrimais e compostas por água, sais minerais, gorduras e proteínas. Mas você sabe o que pode causar olhos secos?
 
Confira aqui:
 
1. Olho seco pode ser causado por outras doenças?
Sim, muitas doenças tem o olho seco entre os sintomas.
 
Segundo o oftalmologista Frederico Nobre Baleeiro, do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, o olho seco pode ser uma complicação de doenças que afetam o sistema imunológico, tais como Síndrome de Sjögren, Síndrome de Stevens Johnson e Penfigóide Cicatricial.
 
Além disso, doenças autoimunes como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide, doenças inflamatórias como esclerodermia e rosácea, além de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson, podem desencadear crises de olho seco. Acredita-se que essas doenças possam causar alterações na produção ou qualidade das lágrimas, favorecendo o sintoma.
 
2. Nosso corpo pode produzir menos lágrimas do que o necessário?
Sim, pode acontecer inclusive a ausência de lágrimas.
 
O oftalmologista João Paulo Gama, da Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco, afirma que tanto doenças quanto outros fatores podem reduzir a produção de lágrimas, levando ao olho seco.
 
"Nas pessoas idosas há uma hiposecreção primária da lágrima, por exemplo", diz.
 
A baixa produção também pode ser relacionada a uma destruição do tecido da glândula lacrimal por causa tumoral ou inflamatória. "Em casos mais raros também pode haver uma ausência da glândula lacrimal, chamada de agenesia", completa. Entre as doenças responsáveis por diminuir a produção da lágrima podem ser citadas a Síndrome de Sjögren, conjuntivites cicatriciais e má formação genética.
 
3. Usar óculos escuros pode ajudar na prevenção do olho seco?
Sim, pois ele protege da radiação ultravioleta.
 
"Óculos escuros de procedência confiável protegem a superfície ocular contra radiação ultravioleta e infravermelho, diminuindo à evaporação da lágrima", conta o oftalmologista João Paulo. Assim, considera-se que o uso de óculos escuros pode prevenir ou, ao menos, atenuar os sintomas do olho seco, tais como ardência, fotofobia e sensação de corpo estranho, na medida em que protegem o olho de fatores irritantes, como raios UVB e ventos.
 
4. Poluição e ar condicionado podem favorecer o olho seco?
Sim, pois evaporam a camada aquosa da lágrima.
 
Ambos são fatores ambientais que podem aumentar a evaporação da lágrima e aumentar a incidência do olho seco. "Juntamente com esses fatores, a baixa umidade do ar e ventos muito fortes são agentes causadores, perpetuadores ou agravantes do olho seco, uma vez que aumentam a evaporação lacrimal", explica o oftalmologista Frederico
 
5. Quem usa lentes de contato está mais protegido?
Não, pois as lentes reduzem a produção de lágrimas.
 
"O uso de lentes de contato está relacionado à redução do fluxo das lágrimas, aumento da evaporação do filme lacrimal e aumento do risco de infecção", alerta o oftalmologista João Paulo. Isso porque as lentes de contato diminuem a quantidade de oxigênio sobre a córnea, podendo causar irritação e sensação de olho seco. "Faz-se necessária, então a complementação com lágrima artificial para os usuários de lentes de contato."
 
6. Pílulas anticoncepcionais tem relação com olho seco?
Sim, o estrógeno pode favorecer o sintoma.
O estrógeno presente na maioria das pílulas anticoncepcionais pode alterar a produção de lágrimas, aumentando o risco de olho seco principalmente quando associado a outros fatores, como poluição e uso de lentes de contato. Quem apresenta esse sintoma e desconfia que há relação com o uso da pílula deve conversar com um ginecologista.
 
7. Outros medicamentos também podem causar olho seco?
Sim, diuréticos e betabloqueadores são exemplo de medicamentos que causam olho seco.
Tirando os anticoncepcionais já citados, os especialistas ressaltam que também favorece o olho seco o uso de descongestionantes, anti-histamínicos, psicotrópicos, tranquilizantes, diuréticos, medicamentos betabloqueadores usados no tratamento da hipertensão arterial e anticolinérgicos usados em transtornos digestivos.
 
8. Qual dessas atividades favorece o olho seco? Ler, dirigir ou usar o computador
Todas essas atividades podem levar ao olho seco, afirmam os especialistas. "Devido à concentração na tela, no livro ou no trânsito, a pessoa tende a piscar menos, assim não há uma distribuição e troca adequadas do filme lacrimal, favorecendo ao olho seco", afirma o oftalmologista João Paulo Gama. Dessa forma, pessoas que trabalham diretamente com computadores ou em profissões relacionadas à direção de veículos (taxistas, caminhoneiros, etc.) estão mais sujeitas a ter olho seco.
 
"Sabe-se que uma pessoa que está em alguma dessas atividades pisca, em média, três vezes menos durante um minuto". Dessa maneira, compromete-se a adequada lubrificação e favorece-se a evaporação lacrimal. O ideal, portanto, é fazer pausas para descansar os olhos e, se possível, manter as telas ou livros um pouco abaixo da linha dos olhos, impedindo que os olhos fiquem muito abertos.
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário